M6GT: O carro do patrão Bruce

M6GT: O carro do patrão Bruce

Os grandes nomes do automobilismo, em boa parte, têm vida curta. Afinal, alcançar a imortalidade curva após curva tem um índice de risco extremamente elevado. Mas é o triunfo diante do risco que os torna eternos. Bruce McLaren é um desses nomes, o neozelandês entrou para a história em 1966, ao vencer as 24 Horas de Le Mans, a bordo de um dos GT40 da Ford.

Porém, antes disso, Bruce já traçava sua carreira nas pistas. Fundou sua escuderia de Fórmula 1 em 1964, em Surrey (Inglaterra), onde era o chefe e piloto. Mas sabia que era um peixe pequeno na categoria em que Ferrari, Lotus e Brabham já tinham se consolidado como grandes equipes. Bruce então resolveu que também deveria desenvolver um carro para provas de endurance, terreno em que já tinha acumulado experiência.

Em 1967 ele finalizou um protótipo M6, que teve êxito nas provas do circuito Can-Am, disputados nos Estados Unidos e Canadá. A combinação do chassi tubular, carenagem bem aerodinâmica e motor V8 5.9 da GM, caiu no gosto dos americanos, como Roger Penske que adquiriu várias unidades do M6.

Com o aval de Penske, muitos outros corredores e equipes passaram a querer o carro inglês. O bom desempenho mostrou que a equipe poderia fitar um esportivo de série para custear sua escuderia. Afinal, Colin Chapman e Enzo Ferrari já se valiam desse artifício. A equipe então resolveu aproveitar a base do M6 e desenhou uma carroceria fechada. Ele queria disputar as provas do Mundial de Endurance com o carro, mas sabia que para quebrar a hegemonia da Ford, que também venceu em 1967 (e venceria também em 1968 e 1969), ele precisaria de um motor mais potente que o V8 da Chevrolet. A solução seria usar o imenso bloco 7 litros do GT40, que tornaria o carro bastante parelho com o devorador da Ford. Daí, os engenheiros decidiram que o carro poderia ser equipado com o bloco Chevy ou com o Ford. A decisão ficaria a cargo do cliente.

O plano de Bruce era construir 250 unidades anuais do M6GT, mas no segundo semestre de 1968, a FIA mudou o regulamento para o ano seguinte, limitando o deslocamento dos motores para até 3 litros, o que frustrou os planos da empresa. Quatro carros chegaram a ser finalizados e receberam os blocos Chevrolet. Eles foram adaptados para uso urbano.

Extremamente leve, o V8 de 370 cv sobrava no M6GT, que McLaren utilizava como seu carro de uso particular. O desenho marcante e o escapamento aberto chamavam a atenção por onde o Macca passava. A McLaren ainda tentou ajustar o carro para o projeto M12, mas foi rejeitado pela FIA. Ainda sim, Bruce acreditava que poderia vendê-lo como carro de rua, mas o acidente fatal em 2 de junho de 1970, sepultou o carro junto com o piloto. Naquela data, o chefe da equipe testava com o M8D, modelo aberto para competições Can-Am, no circuito de Goodwood. Segundo os relatos, uma falha nos apêndices aerodinâmicos traseiros fez com que o piloto perdesse o controle e batesse em alta velocidade na proteção de uma das torres de bandeiras.

A McLaren só voltou a pensar num carro de rua, no início dos anos 1990, quando Ron Dennis chamou Gordon Murray para projetar o F1, contrariando o conselho de Ayrton Senna. Mas isso é história para outro dia.

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Fotos: divulgação


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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