Fora de linha no Brasil, Toyota Etios encerra produção de vez

Fora de linha no Brasil, Toyota Etios encerra  produção de vez

Modelo fabricado em Sorocaba (SP) era exportado para Argentina e outros mercados. Com design ‘duvidoso’, Toyota Etios sai de linha sem deixar nova geração

O Toyota Etios já virou lembrança no mercado brasileiro, pois saiu de linha em 2021. Contudo, o modelo segue em produção em Sorocaba (SP) exclusivamente para exportação, atendendo países como Argentina, Peru e Paraguai. Porém, a marca vai encerrar de vez a produção brasileira!

A informação de parar a produção do Etios no Brasil é da própria Toyota, em comunicado enviado à imprensa argentina. O hatch será fabricado somente até 31 de agosto para o mercado argentino e deverá encerrar de vez ate o fim do ano. Essa mudança de estratégia também tem reflexos nos mercados vizinhos, como Uruguai e Colômbia, onde o Etios já não está mais disponível para venda.

A decisão está relacionada ao plano de abrir espaço em sua fábrica de Sorocaba para produzir o Yaris Cross, um SUV compacto com opção de motorização híbrida, previsto para ser lançado em 2024. Lá na Argentina, a revelou que vai lançar uma versão de entrada do Yaris, o Yaris XS automático para suprir a lacuna com o fim do Etios.

Etios: quando a engenharia não conversa com o design

A decisão põe fim a um dos carros mais feios e simplórios já feitos pela marca, voltado para mercados emergentes. O Toyota Etios foi lançado no Brasil em 2012: o hatch e o sedan da foram bem aceitos em termos de preço competitivo, mas o design controverso e interior muito simples não conquistaram totalmente os consumidores. Mesmo com melhorias realizadas em 2016, as vendas nunca alcançaram o esperado.

Interior simplório contrastava com o perfil do consumidor Toyota o Brasil

A entrada do Yaris no mercado em 2018 acelerou o processo de descontinuação do Etios, que não teve uma nova geração desenvolvida, sendo gradativamente retirado das linhas de produção ao redor do mundo.

A despedida do Toyota Etios representa um capítulo de encerramento para o modelo que teve uma trajetória de altos e baixos no mercado automobilístico brasileiro e sul-americano, abrindo caminho para as futuras inovações e lançamentos da Toyota no Brasil e na região.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br