Fiat Weekend: a velha guerreira chega ao fim da linha

Fiat Weekend: a velha guerreira chega ao fim da linha
Já fazia um bom tempo que a morte da Fiat Weekend era aguardada, como o obituário de uma personalidade famosa que desafiava a natureza. E esse dia chegou, sem causar espanto, mas com um certo pesar. O fim da peruinha italiana também marca o desaparecimento do segmento que foi engolido pelos utilitários-esportivos (SUV’s). E uma das causas do óbito da Weekend é esse.

Assim, depois de 23 anos de mercado, a Fiat decidiu encerrar a produção da perua Weekend. De acordo com a fabricante italiana, o modelo sai de linha para dar lugar a novos produtos que serão montados em Betim, como a nova picape Strada e também o futuro SUV compacto, que utilizará a plataforma da família Argo.

Mas, a despedida da Weekend também se dá por uma exigência legal. Já está em vigor a legislação que torna obrigatório a adoção de cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além dos ganchos de fixação para assentos infantis do tipo Isofix. Assim, a Fiat encerrou a produção da perua na data limite. As unidades em estoque ainda estão disponíveis para venda, o que não é permitido é a fabricação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

História

Desde seu lançamento em 1997, a Weekend nunca passou por mudanças de carroceria. Ao longo dos anos, a perua teve seu visual atualizado com novas lanternas, faróis, grades e para-choques. Por dentro, o lay-out é o mesmo, apesar de novos apliques e revestimentos.

Em seus 23 anos na ativa, o modelo teve dezenas de versões e foi equipado com pelo menos oito motores diferentes e opções de caixa manual de cinco marchas, assim como a automática Dualogic e até mesmo uma versão de seis marchas.

Entre as versões mais populares está a Adventure, modelo que estreou o segmento aventureiro no Brasil, no final dos anos 1990, para concorrer com o Ford EcoSport.

 

 


 

Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: