Fiat 500 híbrido pode usar motor 1.0 de Argo e Mobi

O icônico Fiat 500, que conquistou o público brasileiro no início da década de 2010, prepara um retorno estratégico ao mercado. Diante dos preços elevados da atual geração, vendida exclusivamente como carro elétrico, a montadora italiana aposta em uma alternativa para reacender o interesse: o inédito Fiat 500 híbrido-leve (MHEV).
A novidade, divulgada pela empresa em fase de pré-produção na fábrica de Melfi, na Itália – ainda com leve disfarce -, deve chegar ainda este ano, seguindo a mesma receita de eletrificação vista nos SUVs Pulse e Fastback.
As primeiras imagens reveladas pela empresa, aliás, exibem unidades de pré-série saindo da linha de montagem de Mirafiori, em Turim – local que também abrigou a produção da primeira geração antes de sua transferência para a Polônia, entre 2020 e 2024. Note que o Fiat 500 híbrido preservará a estética quase idêntica à da versão elétrica, com detalhes sutis de diferenciação.

Fiat 500 híbrido: quase igual ao elétrico
Apesar da camuflagem em algumas áreas externas e internas, os protótipos exibem o mesmo formato do atual 500 elétrico. Uma faixa adesiva na entrada de ar inferior dianteira sugere leve alteração no design da grade, necessária para otimizar o resfriamento do motor a combustão.
Um ponto que permanece inalterado é a tampa do tanque de combustível – que mantém o formato arredondado – e a localização da porta de carregamento da versão elétrica, no arco da roda traseira direita.
A assinatura luminosa dos faróis também é um elemento de continuidade, enquanto o logotipo “500” na porta traseira parece ter desaparecido. Curiosamente, as fotos não mostram o escape, que talvez seja estrategicamente escondido sob o para-choque.
Coração brasileiro: motor 1.0 Firefly MHEV
Embora a Stellantis ainda não tenha divulgado detalhes técnicos oficiais sobre o Fiat 500 MHEV, tudo indica que ele vai adotar um motor conhecido do público brasileiro: o 1.0 Firefly, que equipa Mobi e Argo.
A grande novidade será a incorporação de um sistema híbrido-leve com bateria de 12V, similar ao sistema utilizado nos Pulse e Fastback Hybrid – estes com motor 1.0 turboflex. Segundo informações da imprensa italiana, o propulsor deve ser o mesmo que equipou a geração anterior do 500 híbrido e que ainda está presente no Panda na Europa: o eficiente 1.0 Firefly.
Nas imagens dos protótipos reveladas pela maca, é possível ver a presença de um câmbio manual de seis marchas, o mesmo que acompanha o motor 1.0 Firefly híbrido no Panda. Isso porque acredita-se que o motor 1.2 híbrido pleno, presente em outros compactos da Stellantis, não tenha dimensões compatíveis com o cofre do 500.
No interior, inteiramente camuflado, o Fiat 500 híbrido deve manter elementos como o volante de base horizontal de dois raios e a central multimídia tátil de 10,25 polegadas posicionada no topo do painel.
Atualmente, o Fiat 500 é vendido no Brasil apenas na versão ICON, 100% elétrica, com motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, alimentado por bateria de até 42 kWh. As unidades disponíveis atualmente são da linha 2022 (!) e têm preço inicial de R$ 214.990.
Dessa forma, a chegada da versão híbrida promete democratizar o acesso ao charmoso subcompacto, “reacender” a chama dos entusiastas e atrair novos consumidores. A ver.