Ferrari 296 Speciale: 880 CV e Recorde de Peso-Potência

A Ferrari acaba de introduzir no mercado as novas versões 296 Speciale e 296 Speciale A (versão conversível) com significativas modificações técnicas para elevar o desempenho de sua linha híbrida. Os novos modelos seguem a fórmula tradicional das edições especiais da marca: aumento de potência, otimização aerodinâmica e redução de peso, incorporando tecnologias derivadas do automobilismo de competição para criar veículos de alto desempenho homologados para as ruas.

Conjunto Híbrido Mais Potente
No coração dos novos modelos está um sistema de propulsão híbrido plug-in aprimorado, que combina um motor V6 3.0 preparado para entregar 700 cv (ante os 663 cv das versões convencionais) e um propulsor elétrico com 180 cv (13 cv a mais que os modelos originais). O resultado é uma potência combinada de 880 cv, superior aos 830 cv das 296 GTB e GTS.
Para alcançar este ganho de potência, a Ferrari realizou diversas modificações no motor a combustão, incluindo alterações na câmara com aumento de 7% na pressão, além da adoção de componentes mais leves e resistentes. O propulsor conta com bielas de titânio 35% mais rápidas, pistões com especificações derivadas do modelo F80 e virabrequim mais leve. Essas modificações não apenas aumentaram a potência, mas também reduziram o peso do motor em 9 kg em comparação ao original.
O conjunto está acoplado ao mesmo câmbio DCT de oito marchas utilizado nas versões convencionais, porém com relações de marcha otimizadas para aproveitar ao máximo o ganho de potência. Toda essa força é transmitida exclusivamente para as rodas traseiras.
Desempenho
Segundo dados oficiais da Ferrari, a 296 Speciale acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, enquanto o sprint de 0 a 200 km/h é cumprido em 7 segundos para a versão fechada e 7,3 segundos para a conversível. A velocidade máxima ultrapassa os 330 km/h em ambas as versões.
A eficiência do conjunto também impressiona na pista. A Ferrari garante que a Speciale consegue completar uma volta no circuito de Fiorano, pista de testes da marca na Itália, em apenas 1 minuto e 19 segundos.
Mesmo com toda essa potência, os superesportivos mantêm a capacidade de rodar exclusivamente no modo elétrico por até 25 km, com velocidade limitada a 135 km/h, graças à bateria de 7,45 kWh integrada ao sistema híbrido.
Dieta Rigorosa
Um dos pontos mais destacados nas novas 296 Speciale e Speciale A é a significativa redução de peso. A Ferrari optou pelo uso extensivo de fibra de carbono em diversos componentes, resultando em uma redução de 60 kg para o modelo com teto fixo e 50 kg para a versão conversível em comparação com as 296 GTB e GTS, respectivamente.
O material está presente em elementos como painéis de porta minimalistas (feitos em peça única), console central, estrutura dos bancos e em diversas partes da carroceria. As rodas forjadas de fibra de carbono de 20 polegadas também contribuem para a redução de peso e são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 nas medidas 245/35 na dianteira e 305/35 na traseira.
A relação peso/potência atinge 1,6 kg/cv em ambos os modelos, estabelecendo um recorde para uma Ferrari de tração traseira.
Aerodinâmica Aprimorada
As alterações aerodinâmicas são igualmente significativas. A Ferrari redesenhou completamente os para-choques dianteiro e traseiro, o capô recebeu novas aberturas para melhorar tanto a aerodinâmica quanto o resfriamento do motor, e uma nova asa retrátil com aletas laterais foi incorporada à traseira.
Este novo conjunto aerodinâmico proporciona um downforce de 435 kg a 250 km/h, representando um aumento de 20% em comparação com a 296 GTB. O sistema de controle eletrônico do aerofólio ativo teve seu tempo de acionamento reduzido em 50% entre as posições Low Drag (baixa carga) e High Downforce (alta carga), e ganhou uma nova posição intermediária, a Medium Downforce.
A altura do chassi em relação ao solo foi reduzida em 5 mm, contribuindo para melhorar ainda mais o comportamento aerodinâmico do veículo.
Suspensão Derivada das Pistas
No quesito suspensão, as 296 Speciale e Speciale A incorporam tecnologias diretamente derivadas das pistas. Os amortecedores Multimatic são os mesmos utilizados no modelo de competição 296 GT3, enquanto as molas são feitas de titânio para reduzir o peso sem comprometer a rigidez.
Estas modificações, combinadas com o acerto específico da suspensão, garantem um comportamento dinâmico ainda mais preciso, ideal para o uso em circuitos fechados, sem abrir mão do conforto necessário para o uso nas ruas.
Design e Exclusividade
Visualmente, os novos modelos se destacam pela nova cor Verde Nürburgring, desenvolvida especialmente para esta versão, além da possibilidade de adicionar números adesivados que podem ir de 0 a 99, remetendo aos carros de competição.
A dianteira é marcada por um para-choque com aberturas maiores e novos formatos aerodinâmicos em fibra de carbono aparente. Na lateral, as novas rodas forjadas de fibra de carbono chamam a atenção, enquanto a traseira é dominada por saídas de ar e pelo novo conjunto aerodinâmico.
O interior mantém o luxo das versões convencionais, mas com uso mais extensivo de fibra de carbono e Alcantara. O quadro de instrumentos é composto por uma tela digital, e há uma modesta tela horizontal à frente do passageiro que funciona mais como um segundo painel de instrumentos do que como central multimídia tradicional.
A experiência sonora também foi aprimorada, com a redução de materiais isolantes na cabine e a adição de um tubo de compressão que canaliza os sons do motor para o interior, proporcionando uma experiência acústica ainda mais envolvente.
Modos de Condução
Como nas versões convencionais, as 296 Speciale e Speciale A oferecem quatro modos de condução, permitindo adaptar o comportamento do veículo a diferentes situações:
- eDrive: Utiliza apenas o motor elétrico, com velocidade limitada a 135 km/h e autonomia de até 25 km.
- Hybrid: Deixa o gerenciamento dos dois motores a cargo do sistema eletrônico do veículo.
- Performance: Prioriza o motor a combustão, mantendo-o sempre ligado tanto para o desempenho quanto para garantir a carga da bateria.
- Qualify: Modo que extrai o máximo de performance do conjunto híbrido, com o motor elétrico entregando sua potência máxima de 180 cv.
A Ferrari ainda não divulgou o preço das novas 296 Speciale e Speciale A, mas certamente estarão entre os modelos mais exclusivos e desejados do portfólio da marca italiana. A combinação de potência elevada, peso reduzido e tecnologias derivadas das pistas fazem destes superesportivos uma referência em suas categorias, mantendo viva a tradição das edições especiais da Ferrari.
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