DICA SEGURA – Fluido é higroscópico

Uma das verificações importantes que devemos fazer em nossos veículos, é conferir o nível do reservatório de fluido de freio. É preciso que ele esteja sempre no nível correto para que os freios cumpram o seu papel com eficiência.

Mas, você sabia que o fluido de freio é higroscópico? Não, não é nenhum palavrão. Higroscópico é o nome que se dá a líquidos que absorvem a umidade do ar. E o fluido de freio é um deles. Por isso, não se deve tirar a tampa do reservatório para verificar o nível.

Bom, você pode perguntar: e daí? Simplesmente, para ficar sabendo e cuidar da segurança do seu carro, já que o sistema de freios é um dos mais importantes nesse quesito.

Então, vamos lá. Esse cuidado deve ser tomado, pois se o fluido de freio absorver grande quantidade de umidade, ao você solicitar muito o freio, como em uma descida de serra, por exemplo, o sistema aquece e a água que ele absorveu, ferve criando bolhas. Resultado, o pedal fica esponjoso (você aperta e dá a impressão que ele vai afundar) e o freio perde eficiência, pois ele não responde mais como devia à força que você está aplicando no pedal, podendo causar um acidente. E, com água no circuito, nem esfriando ele volta ao normal…

É por esse motivo que o reservatório do fluido de freio é transparente e possui as marcas de mínimo e máximo. Assim, é possível verificar a quantidade do fluido sem tirar a tampa e sem correr o risco de entrar em contato com o ar.

Fluido de freio é higroscópico (34)

Mas, com o tempo, apesar desse cuidado ele acaba absorvendo. Por isso, mesmo que o freio não apresente nenhum problema, o fluido deve ser substituído no máximo a cada dois anos ou de acordo com o manual de proprietário do seu carro. É barato e você vai ficar mais tranqüilo.

 

Fotos: Emilio Camnzi

Um comentário em “DICA SEGURA – Fluido é higroscópico

Deixe seu comentário: