DICA SEGURA – Distância correta do air bag

Os air bags são equipamentos de segurança dos mais importantes em um automóvel para proteger você e sua família. Por lei, todos os carros devem possuir, no mínimo, os air bags dianteiros, que só são acionados em casos de batidas frontais, até um ângulo em torno de 30º. Mas, muitos carros possuem, também, os laterais e de cortina que são acionados somente em caso de batidas de lado. Todos eles inflam automaticamente quando detectam um impacto que pode vir a causar lesões aos ocupantes. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que os dianteiros cumpram a função com o máximo de eficiência.

A primeira dúvida é quanto à distância. O motorista ou passageiro que vai ao lado, não deve ficar nem muito longe nem muito perto do air bag (o do motorista é acondicionado no centro do volante e o do passageiro no painel). A distancia ideal é a mesma usada para dirigir. Ou seja, o pé esquerdo deve estar posicionado para apertar toda a embreagem, ou, nos carros automáticos, tocar todo o assoalho ao lado dos pedais. E os braços, ao segurar o volante, devem estar levemente arqueados. Já o banco do passageiro, deverá estar alinhado com o do motorista.

Importante: nunca deixe alguém colocar os pés em cima do painel. Nem é preciso dizer o que pode acontecer nesse caso, não é mesmo? E o mais importante: o cinto tem de ser usado de qualquer jeito. Solta, a pessoa será jogada de encontro ao air bag que está enchendo e ele a jogará violentamente para trás, podendo machucar em vez de proteger.

E mais uma dica importante: não deixe ninguém sentar atrás sem o cinto afivelado. Não só por causa da multa a qual você está sujeito. É que solto, em caso de acidente, ele será arremessado para frente e te esmagará junto ao cinto e o air bag, podendo até te matar, já que o encosto dos bancos dianteiros não é projetado para suportar o peso de uma pessoa sendo arremessada para frente.

Como ilustração do seu funcionamento, veja o filme abaixo:

2 comentários em “DICA SEGURA – Distância correta do air bag

Deixe seu comentário: