DICA SEGURA – De olho nas luzes

Você já sabe que, ao comprar um carro usado, tem que olhar a lataria, a pintura, os estofados, a parte mecânica, a documentação… Mas, o que muita gente se esquece é de conferir aquelas luzinhas coloridas que ficam no quadro de instrumentos, importantes para a segurança e o bom funcionamento do automóvel. Elas acendem e apagam depois de alguns segundos e algumas assim que o motor começa a funcionar.

DSC_0524

Muito importantes são as luzes do ABS e do air bag, que são amarelas. Se permanecerem acesas com o motor funcionando, é sinal de que algo está errado e precisa ser consertado. Se não acenderem, podem estar queimadas e você fica sem a informação se o sistema está funcionando ou não. Ou, pior que isso, podem ter sido desativadas para mascarar algum defeito no sistema, como o ABS que não funciona e o air bag que já foi deflagrado por causa de algum acidente, mas não foi substituído por um novo.

Porém, como seguro morreu de velho, mesmo que as luzes acendam e apaguem normalmente, sempre é bom ver se está tudo direitinho, procurando uma oficina que tenha um aparelho capaz de mapear todo o sistema eletrônico.

Deixe seu comentário: