Dica Na Terra – De carona

Veículos fora de estrada com um alto grau de preparação, não se dão muito bem no asfalto. O alto consumo de combustível e, principalmente, dos pneus especiais para terra, estão entre os maiores problemas nos grandes deslocamentos. Sem falar da dirigibilidade e estabilidade, prejudicadas pelos grandes sulcos entre os gomos dos pneus e a altura do veículo.

É por isso que muitos 4×4 levam na frente, preso ao para-choque, um triângulo metálico que serve para que seja rebocado por outro. Um jeito mais econômico e seguro de deslocamento do off-road no asfalto. É o conhecido tow bar (barra de reboque) ou “cambão articulável”, que tem um sistema de engate igual ao das carretas. Como o acessório é previsto em lei, pode-se rebocar o 4×4 com outro carro ou picape sem medo da fiscalização.

20150206_163809 (1) (1280 x 768)

Logicamente, devem-se tomar alguns cuidados, como fazer a ligação do sistema elétrico do 4×4 com o do carro que vai puxar, da mesma maneira que é feito com uma carretinha, para que tenha todas as luzes (lanternas, freio e setas) funcionando. Outro cuidado é não travar o volante, pois as rodas dianteiras irão acompanhar a direção do veículo à frente.

Ao ser rebocado, os pneus do 4×4 não estarão tracionando e o consumo deles no asfalto será bem reduzido.

 

Fotos: arquivo do Blog

Deixe seu comentário: