Curiosidade – Encolhendo motores

Outro dia, pesquisando na internet, achei no Youtube um vídeo bem interessante que estou compartilhando: o menor motor V12 do mundo! O mais incrível é que funciona. Não sei se você já viu. Se não, vale a pena ver.

Motor V12 miniatura

A joia foi feita por José Manuel Hermo Barreiro, um mecânico naval que nasceu na cidade de Noia, na Espanha, em 1940. Trabalhando desde os 16 anos de idade, aos 22 construiu seu primeiro motor de verdade, um diesel de 6 cavalos, que adaptou ao barco a remo de um primo que tinha perdido uma perna em um acidente. O motor funcionou por mais de 22 anos. Desde que se aposentou, com 63 anos, para não ficar sem o que fazer resolveu fazer mais motores. Só que em miniatura. E esse V12 é a sua melhor obra.

O mais interessante é que Patelo, como é conhecido, não faz réplicas de motores existentes. Ele faz o projeto e constrói todas as peças em sua oficina, em um velho torno com mais de 80 anos, usando aço inoxidável, alumínio e bronze. Só não faz os parafusos. Esse V12, que cabe na palma da mão, é composto de 261 peças, 222 parafusos e levou mais de 1.200 horas de trabalho para construí-lo. Tem 12 cm3 de cilindrada, o diâmetro dos cilindros é de 11,3 milímetros e o curso dos pistãos de 10 mm.

Os motores que Patelo constrói não estão à venda. São para exposições e para motivar estudantes de mecânica. Como funcionam em ambientes fechados, não usam combustível para não poluir com gases. Eles funcionam a ar comprimido.

Vale a pena conferir. É só clicar no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3YfTtGCsiD8

Fotos: farodeviga.es, carthrottle.com

2 comentários em “Curiosidade – Encolhendo motores

Deixe seu comentário: