C5 Aircross coloca Citroën de vez na rota dos SUVs

C5 Aircross coloca Citroën de vez na rota dos SUVs

A Citroën apresentou na semana passada o C5 Aircross, utilitário-esportivo (SUV) que divide plataforma com o Peugeot 3008 e tem desenho inspirado no conceito Aircross Concept, de 2015. O modelo chega para substituir o C4 Aircross e tem como grande destaque o design.

O modelo é uma mostra de que as francesas Peugeot e Citroën, que fazem parte do grupo PSA, entraram de vez no segmento de utilitários esportivos, que aos poucos vão sepultando os monovolumes. Na marca do Leão, o 3008 e o 5008 eram minivans que se converteram em SUVs. E na gama da Citroën o caminho vai se repetindo, apesar de o C4 Picasso ainda ser um modelo de expressão dentro dos planos da marca.

Produzido na China e na França, o C5 Aircross é um SUV imponente por onde se olha sem aquele visual de carrinho de brinquedo do C4 Cactus (que passou por revisão de estilo recentemente e melhorou bastante). O conjunto ótico duplo se fundindo à grade do radiador, é a versão melhor definida desse conceito estético de faróis sobrepostos, inaugurado com a minivan C4 Picasso, em 2014.

Por dentro, o C5 Aircross tem leiaute moderno, mas não se compara com o interior futurista do 3008. Seu quadro de instrumentos e o monitor do sistema multimídia são integrados ao painel e não destacados como no Peugeot. No entanto, a disposição dos comandos está no mesmo lugar, afinal trata-se da mesma arquitetura.

Apesar de mais convencional, o C5 Aircross conta com quadro de instrumentos digital, alavanca de câmbio e freio de estacionamento eletrônico, assim como partida sem chave, carregador de celular por indução magnética e um pacote de itens de segurança avançado, como por exemplo, o piloto automático adaptativo. Já o estofamento, segue o padrão com gomos quadriculados que prometem conforto extra para motorista e passageiros. Trata-se de um conhecido argumento de vendas da Citroën, que consegue como poucas cativar o consumidor pelo afago a bordo.

Sob o capô ele conta com duas opções de motores a gasolina e outras três a diesel, com potências que vão de 130 a 180 cavalos, além de transmissões de seis e oito marchas. Na transmissão tem sistema de controle de aderência para gerenciar a tração com cinco modos de atuação: normal, areia, off-road, neve e ESP off. Na suspensão, é equipado com o novo sistema chamado Progressive Hydraulic Cushions, que conta com batentes hidráulicos de ação progressiva, que promete uma maior absorção das irregularidades do solo e conforto ao rodar. No ano que vem, ele ainda ganhará uma versão plug-in híbrida, a única com tração integral, com um motor a gasolina e dois elétricos, que pode andar até 60 quilômetros só no modo elétrico.

Segundo a Citroën, o novo C5 Aircross começará a ser vendido na Europa e no restante do mundo até o fim deste ano. Seria uma opção interessante para o mercado brasileiro. Assim como o 3008 ele viria importado e, para uma maior racionalização na manutenção, com o nosso conhecido motor 1.6 THP turbo de 165 cavalos que equipa carros da dupla Citroën/Peugeot. Fator que elimina investimentos para produção local e esforço para fazer volume. Afinal, quando se importa, o que vender é lucro, sejam duas, duzentas ou 10 mil unidades.

E mesmo sem a obrigação de fazer volume, ainda assim é uma boa maneira de ampliar a participação da marca do duplo Chevron e também de revitalizar sua imagem no Brasil. Não custa lembrar que atualmente a Citroën oferece uma gama envelhecida e escassa com C3, Aircross e C4 Lounge. Sua chegada no rastro do C4 Cactus nacional, que será fabricado em Resende (RJ), faria muito bem para a operação da marca por aqui.

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(Veja um vídeo do novo Citroën C5 Aircross em

 

Fotos: divulgação montadora

 

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Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

Contato: (31) 99245-0855

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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