BYD Sea Lion 07: Registro Indica Lançamento Iminente no Brasil
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O BYD Sea Lion 07, um SUV cupê elétrico, está prestes a fazer sua estreia no Brasil, indicado pelo recente registro de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O modelo, que já foi flagrado em testes por aqui, é baseado no sedã elétrico Seal e utiliza a plataforma e-Platform 3.0 EVO da BYD, uma atualização da arquitetura EV da BYD desenvolvida para otimizar a eficiência e o desempenho, que foi idealizada para competir com modelos como o Tesla Model Y.
Design e Tecnologia
O Sea Lion 07 adota um design inspirado no conceito Ocean-X, apresentando linhas fluidas e modernas, similar àquele do Seal, com quem compartilha a identidade visual de farois e lanternas. Na parte frontal, destacam-se os farois em LED afilados e a ausência de grade. Já na traseira, temos lanternas unidas por uma barra iluminada com o logotipo da BYD, também iluminado. O teto é arqueado e possui acabamento cromado.
No interior, o SUV possui telas para quadro de instrumentos e central multimídia. Assim como outros modelos chineses, praticamente não tem botões. Temos ainda algumas novidades, como volante de quatro raios, seletor de marchas de cristal e uma tela central de 15,6 polegadas, equipada com o sistema operacional DiLink 100, que suporta comandos de voz.
O acabamento interno oferece opções de couro vegan ou Nappa, e o tema marinho é refletido no design das maçanetas internas, inspiradas em asas flutuantes.
Em termos de tecnologia, o Sea Lion 07 incorpora o sistema de assistência ao motorista DiPilot 100 “God’s Eye”, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção e saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade.
Motorização, Desempenho e Baterias
O Sea Lion 07 está disponível em três configurações de motorização na China e com duas opções de bateria. A versão de entrada possui uma bateria de 71,8 kWh, associada ao motor elétrico de 231 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e um alcance de 550 km segundo o padrão chinês. A versão intermediária oferece uma bateria de 80,64 kWh com o motor de 313 cv, reduzindo o tempo de aceleração para 6,7 segundos e estendendo a autonomia para 610 km. Já a configuração mais potente, que também conta com a bateria de 80,64 kWh, combina dois motores elétricos, um em cada eixo, para uma potência total de 530 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos, mantendo um alcance de 550 km.
O modelo utiliza baterias Blade, feitas de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecidas por sua segurança, e a tecnologia Cell-to-Body (CTB), que integra a bateria diretamente à estrutura do veículo, aumentando a rigidez e eficiência energética.
O carregamento rápido é outro destaque, permitindo que as baterias passem de 10% a 80% de carga em apenas 25 minutos, com velocidade máxima de carregamento de 240 kW. Cabe destacar, entretanto, que os aparelhos caseiros carregam em média 7 kW.
Expectativas de Lançamento e Mercado
Embora o lançamento oficial no Brasil ainda não tenha sido confirmado, o registro de patente e os testes locais sugerem que o Sea Lion 07 está próximo de chegar ao mercado nacional. Na Europa, o modelo já é um dos mais aguardados da BYD, tendo sido destaque no último Salão de Paris. No Brasil, ele será posicionado acima do Seal na tabela de preços, que atualmente custa R$ 299.800.
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