Seria o Fim do Polo GTS?

Enquanto Volkswagen Foca em Novos Modelos, Polo GTS Torna-se Escasso no Mercado
O VW Polo GTS, conhecido por sua esportividade e desempenho, está enfrentando um período de incertezas nas concessionárias brasileiras. Apesar da Volkswagen ter anunciado um “retorno à esportividade” com planos para lançar o Nivus GTS, Golf GTI e reestilizar o Jetta GLI em 2025, o Polo GTS parece estar em um limbo, apesar de ainda continuar sendo oferecido no configurador da marca e com preço.
Alguns veículos de imprensa já reportaram o fim de sua produção, mas, no momento, trata-se apenas de especulação, visto que a Volkswagen afirma que as vendas seguem normais.
Situação Atual do Polo GTS
Segundo apurações da Quatro Rodas, algumas concessionárias confirmaram a disponibilidade de unidades para pronta entrega, enquanto outras relataram dificuldades em encomendar o modelo através do sistema da Volkswagen. Um lojista mencionou que a demanda pelo Polo GTS é baixa e as vendas são raras.
Nós perguntamos para a Volkswagen sobre o caso e afirmaram que a produção do Polo GTS em São Bernardo do Campo (SP) segue regular e as vendas continuam normais.
A dificuldade em encontrá-lo nas concessionárias não indica necessariamente o fim da sua produção. A Volkswagen normalmente comunica previamente as concessionárias sobre o encerramento de um modelo, o que ainda não ocorreu com o hatch.
Uma hipótese é que a fabricante esteja priorizando a produção de outros modelos, como Nivus, Saveiro ou Virtus, devido à menor procura pelo Polo GTS. Além disso, a empresa pode estar focando na preparação de um estoque inicial para o lançamento do Nivus GTS.
O preço do Polo GTS, atualmente em R$ 158.590, é significativamente mais alto que o Polo Highline, que custa R$ 127.490. Essa diferença de R$ 31.100 pode estar contribuindo para a baixa demanda. O futuro Nivus GTS, cuja faixa de preço estimada está entre R$ 165.000 e R$ 170.000, não deve apresentar um cenário muito diferente.
Características do Polo GTS
O Polo GTS, lançado em janeiro de 2020, é a única versão equipada com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, além de possuir uma barra estabilizadora mais robusta e um eixo de torção mais rígido. Ele sobreviveu à reestilização, ao contrário do Virtus GTS, que foi substituído pelo Virtus Exclusive, uma versão com o mesmo motor 1.4 turbo, mas com um visual mais premium.
Mesmo que o hatch venha a ser descontinuado, a Volkswagen não ficará sem hatch esportivo no Brasil, visto que vai trazer de volta o Golf GTI. Este modelo visa competir com veículos como o Honda Civic Type-R e o Toyota GR Corolla, posicionando-se como uma opção exclusiva e de alto desempenho no mercado.
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