BYD confirma SUV raiz de luxo Yangwang U8 no Brasil
Yangwang U8 tem quatro motores elétricos com 1.200 cv de potência e vários recursos inovadores. Modelo ainda nem chegou ao mercado na China
A BYD confirmou o lançamento do novo SUV de luxo Yangwang U8 no Brasil. O bólido faz parte da submarca premium Yangwang, foi apresentado recentemente na China. O modelo, pensado para rivalizar com Mercedes Classe G e Land Rover Defender, tem propulsão elétrica conta com vários recursos como motores nas quatro rodas, suspensão ativa e tecnologias de ponta.
O anúncio foi feito através de post nas redes sociais. A confirmação é bem surpreendente, uma vez que o carro nem chegou ao mercado no país natal, China. O Yangwang U8 foi revelado ao público no Salão de Xangai, três meses após sua estreia na conferência da BYD em janeiro.
Atualmente em pré-venda, o U8 tem preço de 1.098.000 yuans. O valor corresponde a R$ 774 mil em conversão direta na cotação desta quinta (18). Então, imagine quanto vai custar…
O curioso é que na verdade o SUV é um híbrido e não 100% EV; é que ele conta com um motor a combustão de 2.0 litros que atua como gerador de energia, e não como propulsor, e uma bateria de 49,05 kWh, que proporciona uma autonomia de 180 km. A BYD chama isso de EREV (Extended Range Electric Vehicle). Com um tanque de combustível de 75 litros e a bateria carregada, a autonomia total chega a 1.000 km.
A bateria pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 5 minutos. Além disso, o U8 possui 38 sensores diferentes, incluindo 3 lidares, 5 MW de radares, 14 radares ultrassônicos e 16 câmeras. O veículo conta com comunicação via satélite a bordo, permitindo que o motorista esteja conectado ao mundo exterior mesmo em locais remotos onde o sinal de telefonia celular é fraco.
O Yangwang U8 mede 5,3 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 3,05 metros. O novo modelo será oferecido com rodas de 20 polegadas e pneus 275/60 R20. E é um SUV raiz: chassi com longarinas e um sistema de propulsão especialmente projetado para lidar com terrenos acidentados.
São quatro motores elétricos, dois em cada eixo, com potência de 220-240 kW e torque de 320-420 Nm cada um, o que equivale a 1.200 cavalos de potência e 103,5 kgfm de torque. Vale destacar que todos os modelos da submarca terão um conjunto de quatro motores elétricos.
Outro destaque do U8 é sua proteção IP68, que o torna à prova d’água e capaz de flutuar, como foi demonstrado pela BYD durante o evento de lançamento. O SUV também apresenta um sistema de suspensão hidráulica adaptativa DiSus-X. O U8 terá uma função que permite ao veículo girar em torno de seu próprio eixo, graças aos motores presentes nas quatro rodas.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023