Brasil tem potencial pra liderar produção de hidrogênio verde
A cidade do Rio de Janeiro recebe, nos dias 5 e 6 de junho, a HYDROGEN EXPO South America e a CARBON CAPTURE EXPO South America, eventos simultâneos que abrem espaço para a discussão do hidrogênio verde aplicado à cadeia industrial e captura de carbono como atividade econômica regulamentada. Os eventos acontecem no Expo Mag, com foco na geração de negócios, networking e programação de conteúdo.
Hyundai marcou presença
Entre as empresas confirmadas estão representantes de toda a cadeia industrial do H2. E a Hyundai também participa do congresso, apresentando soluções de hidrogênio e buscando reafirmar seu compromisso com a mobilidade sustentável e a neutralidade de carbono até 2045. A empresa levará ao evento o Nexo, um SUV de porte médio movido a hidrogênio, que poderá ser visto de perto pelos participantes.
O veículo tem, entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, potência combinada de 183 cv, oferece uma autonomia de 666 quilômetros (ciclo WLTP) e incorpora ainda tecnologias sustentáveis como a purificação de ar durante a rodagem.
Em termos de equipamentos, o Nexo conta com equipamentos de última geração, como o sistema de câmeras que projetam imagens laterais no quadro de instrumentos em tela digital. Em dois grandes visores montados em peça única, é possível ver gráficos e, inclusive, câmera de ré 360°. Além disso, o SUV também conta com dispositivos de condução semi autônoma, como assistente de permanência em faixa e de manobra, e controle de cruzeiro adaptativo.
A modernidade dos equipamentos é espelhada também pelo design que, seguindo a estética da marca coreana, se baseia em linhas fluidas e aerodinâmicas, com destaque para maçanetas retráteis que emergem das portas.
Brasil tem potencial para liderar a produção de hidrogênio verde
Segundo Mayara Cantelli, executiva da GASCAT, o Brasil tem potencial para produzir o H2 verde mais barato do mundo, com um custo nivelado entre US$1,70 e US$3,00 o quilo, podendo cair para US$1,00 o quilo até 2030. O país conta com vantagens naturais associadas à energia renovável, o que o posiciona favoravelmente para se tornar um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo.
Hidrogênio nos automóveis
O hidrogênio têm ganhado destaque como uma solução promissora para meios de transporte sustentáveis.
Os carros movidos a célula de combustível, outro nome para os carros a hidrogênio, utilizam esse gás como combustível para alimentar um motor elétrico.
A diferença dos carros elétricos convencionais, que são alimentados por uma bateria recarregável, para um veículo movido a hidrogênio é que esses produzem eletricidade através de uma reação química e gera apenas vapor de água de emissão.
Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha destaca a importância dos eventos para o desenvolvimento do mercado.
Parceira institucional da HYDROGEN EXPO South America desde a primeira edição, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha leva para o evento um grupo de empresas alemãs interessadas em compartilhar experiências com o mercado brasileiro. Segundo Laís Moutinho, gerente de Comunicação e Marketing da Câmara, eventos como esse são cruciais para o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio, facilitando a troca de conhecimento e experiências entre os principais players do setor.
Os eventos
O HYDROGEN CONFERENCES 2024, programa de conferências integrado à HYDROGEN EXPO South America, tem como objetivo apresentar uma perspectiva abrangente, porém pragmática e realista, do mercado do hidrogênio. O evento abordará as aplicações viáveis do hidrogênio e seus derivados em diversas indústrias e setores da economia, tanto no Brasil quanto no mundo.
A CARBON CAPTURE EXPO South America – Feira & Congresso Internacional é o primeiro evento no país a concentrar soluções e inovação em tecnologia, equipamentos e serviços para captura, transporte, armazenamento e reutilização de carbono. O evento ocorre em um momento de grande expectativa no mercado brasileiro, com a recente aprovação no Senado do marco regulatório para a negociação de créditos de carbono.
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