Audi Q5 entra na onda do cupê

Audi Q5 entra na onda do cupê

Audi Q5 Sportback

O termo Sportback tem sido usado pela Audi desde 2004 para diferenciar carrocerias de um mesmo modelo. O primeiro a ganhar essa designação foi o A3, em sua segunda geração para diferenciar a versão quatro portas da original duas portas. Apesar de o A3 não contar mais com a opção duas portas, mantém o sobrenome, já que convive com a versão sedã. Mas, o fato é que o termo está se espalhando pela gama e acaba de chegar ao SUV Q5.

O novo Q5 Sportback foi revelado na Europa. A versão cupê do utilitário de porte médio chega para somar ao Q3 e e-tron, além do Q8 (que tem estilo cupê por essência). Na linha de “não utilitários” A5 e A7 levam inscrição há anos.

A atual geração do SUV foi lançada em 2017, com desenho muito fiel ao modelo original de 2008, mantendo suas principais linhas. No entanto, o estilo cupê começou a ganhar popularidade. Recentemente passou por uma leve plástica, que adicionou para-choques mais agressivos, seguindo os estilos dos demais modelos da marca.

No entanto, se há 12 anos ele definia as proporções e características de SUV médio, hoje suas linhas não são capazes de ser tão sedutoras quanto a dos rivais BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.

Assim, é preciso reconhecer que a nova traseira remoçou o Q5, principalmente com as lanternas que utilizam luzes com tecnologia OLED (na versão SQ5). Segundo a marca, permite que os engenheiros criem diferentes designs de assinatura a partir de uma mesma estrutura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Motor

Se por fora ele ficou mais jovem, por dentro ele ficou mais moderno. Seu conhecido motor TFSI 2.0 passa a contar com módulo híbrido leve, que eleva a potência para 264 cv e 37,7 mkgf de torque.

Ele também é oferecido com unidade V6 3.0 de 353 cv e 51 quilos de torque para a versão SQ5. Números que garantem comportamento arisco às duas versões, apesar da Audi não informar números de desempenho.

Interior do Audi Q5 Sportback

Por dentro, ele segue o mesmo padrão da versão convencional: quadro de instrumentos digital, multimídia flutuante, gerenciado pelo sistema MMI, assim como ar-condicionado de duas zonas e iluminação interna personalizável. Assistentes como controle de cruzeiro adaptativo, fazem parte dos conteúdos do modelo.

O Q5 Sportback é fabricado na unidade de San José Chiapa, no México. Suas vendas terão início no primeiro semestre de 2021, no Estados Unidos. Posteriormente, será oferecido em demais mercados. Por aqui, deve chegar até o final do ano que vem.


 

Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: