Audi A4 Avant, no reino dos SUVs

 

a4-avant-4

Já faz algum tempo que os utilitários esportivos e minivans tomaram o lugar das peruas, mas ainda tem muita gente que prefere uma station wagon, que tem um comportamento praticamente igual ao de um sedã, muita funcionalidade e espaço para bagagem. E é exatamente para esse público que a Audi já tem à venda o A4 Avant.

Disponível em versão única, a Ambiente, é equipada com o novo motor 2.0 TFSI de 190 cavalos, acoplado a um câmbio automatizado S tronic de dupla embreagem com 7 marchas, que lhe permite um belo desempenho. Com 4,73 metros de comprimento e 2,82 m de distância entre-eixos, tem no espaço interno um de seus predicados. Com lugar para cinco pessoas, o banco traseiro é dividido na proporção de 40-20-40 o que permite várias configurações do compartimento de carga. Com o encosto na posição normal, o espaço no porta-malas (até a altura dos vidros) é de 505 litros, 15 a mais do que na geração anterior. Com ele completamente rebatido chega a 1.510 litros. Além disso, o assoalho está a apenas 63 centímetros do chão o que facilita a operação de carga.

Entre os destaques do temperamento esportivo da perua, estão a grade e as entradas laterais na cor cinza fosco, com apliques de alumínio, difusor de ar traseiro com barra cromada, bancos dianteiros e volante esportivos, além de ponteira de escapamento cromada e frisos com acabamento também em alumínio. Para complementar, as rodas em liga leve são de aro 18 polegadas, com pneus de perfil baixo de série. Apesar de ter dimensões maiores que a geração anterior, o novo A4 Avant, está 120 quilos mais leve, o que incrementou o desempenho e ajudou a diminuir o consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

Outro diferencial, é o quadro de instrumentos com uma tela de 12,3 polegadas de alta definição completamente configurável. O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, permitindo que o motorista escolha entre visualizar as informações do velocímetro e conta-giros, com mostradores circulares, ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi Connect, entre outros. Opcionalmente, também pode ser equipada com o Head-up Display, que projeta no para-brisa à frente do condutor a velocidade e as informações do GPS, para que mantenha sempre os olhos atentos à via.

A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido para isso dentro do Audi MMI. O equipamento de som de série também inclui o rádio MMI plus, com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, tem como opcional o sistema Bang & Olufsen, com som 3D de 755 watts de potência e nada menos do que 19 alto falantes.

a4-avant-4
a4-avant-5
a4-avant-6
a4-avant-1
a4-avant-3
a4-avant-2

O A4 Avant Ambiente, traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Como o Audi Drive Select, que permite selecionar o modo de condução; ar-condicionado automático; sistema start-stop; retrovisores externos eletricamente rebatíveis; sensor de estacionamento traseiro; sensores de luz e chuva; ajuste elétrico do banco do motorista; sistema de limpador de faróis e revestimento em couro. Opcionalmente, a perua pode contar com teto solar panorâmico e kit S Line, além dos pacotes Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. Já o segundo, reúne o Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, que falamos acima.

O motor turbo 2.0 TFSI ultra, tem exatos 1.984 cm³ de cilindrada e dupla injeção de combustível e teve a taxa de compressão elevada de 9,6:1 para 11,7:1. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão, suplementa a injeção direta. Entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm, fazendo com que o A4 Avant acelere de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chegue à velocidade máxima de 238 km/h. Com isso tudo, o A4 Avant Ambiente custa a partir de R$ 187.990.

 

Ficha Técnica: ficha-tecnica-audi-a4-avant

 

Fotos: divulgação Audi

Deixe seu comentário: