VW T-Cross 2025 se Sai Bem em Segurança no Latin NCAP
SUV compacto alcançou nota máxima em testes do Latin NCAP, destacando-se em proteção para adultos e crianças
O Volkswagen T-Cross 2025, recentemente reestilizado no Brasil, obteve a classificação máxima de cinco estrelas nos testes do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe). Esta avaliação, segundo a entidade, realizada sob protocolos mais rigorosos que os anteriores, reafirma o bom desempenho do modelo em quesitos cruciais de segurança veicular realizados por eles.
Desempenho em Proteção de Ocupantes
Nos testes de impacto frontal, o T-Cross 2025 alcançou 92,31% de proteção para ocupantes adultos. O Latin NCAP destacou a boa proteção oferecida para cabeça e pescoço tanto do motorista quanto do passageiro. A estrutura do veículo foi considerada estável e capaz de suportar cargas significativas, um fator crucial em colisões reais.
Para a proteção de crianças, o SUV obteve 89,80%, demonstrando eficácia nos testes com dummies representando crianças de um ano e meio e três anos. Embora tenha apresentado uma desaceleração do tórax ligeiramente acima do esperado no teste com o dummy menor, a proteção geral foi considerada muito boa.
Sistemas de Assistência à Segurança
O T-Cross 2025 obteve uma pontuação de 84,96% em sistemas de assistência à segurança. Equipamentos como aviso de cinto de segurança, controle de estabilidade, limitador de velocidade e detector de ponto cego contribuíram para a pontuação elevada.
Desafios na Proteção de Pedestres
O ponto que demandou mais atenção foi a proteção de pedestres, onde o T-Cross obteve 65,62%. Algumas áreas próximas à coluna A e ao para-brisa apresentaram proteção considerada pobre. No entanto, a maioria das áreas de impacto na cabeça mostraram níveis de proteção variando de bom a adequado.
Testes Específicos e Resultados Detalhados
Nos testes de impacto lateral, o T-Cross demonstrou boa proteção para cabeça, abdômen, tórax e pélvis. Porém, no impacto lateral contra poste, a proteção do tórax foi classificada como marginal. O teste de chicotada cervical também recebeu avaliação marginal.
Os sistemas de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e o Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) atenderam aos requisitos técnicos do programa. Contudo, os sistemas de Assistência de Permanência em Faixa e Detecção de Ponto Cego, oferecidos como opcionais, não atenderam aos requisitos de disponibilidade para pontuação.
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