Volkswagen Polo Track recebe 3 estrelas no Latin NCAP
Hatch compacto passou por nova avaliação, já que a versão Polo Track é produzida em outra planta. Modelo manteve 3 estrelas
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) realizou uma avaliação do Volkswagen Novo Polo em dezembro de 2022, atribuindo-lhe um total de três estrelas. Contudo, a Volkswagen lançou a nova versão Polo Track, fabricada em outras planta. Buscando assegurar a consistência dos resultados, o Latin NCAP realizou novo crash test com o novato.
Segundo resultados divulgados nesta terça (22), o Latin NCAP confirmou a equivalência de desempenho entre ambos os modelos e estender o veredicto ao Polo Track. Dessa forma, o modelo assegura três das cinco estrelas de proteção da entidade.
No escopo das avaliações, o Latin NCAP submeteu o Polo Track a diversos testes, abrangendo impacto frontal, impacto lateral contra poste, avaliação de Controle Eletrônico de Estabilidade, bem como o teste do alce (moose test) e a proteção de pedestres. Os resultados obtidos nessa bateria de testes revelaram uma coerência marcante com os resultados obtidos pelo Polo na avaliação de 2022, levando em consideração as margens de tolerância permitidas.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023
A única discrepância observada foi uma atualização na coloração do componente representativo do peito no teste de impacto lateral contra poste, evoluindo do amarelo para o laranja, o que agora oferece uma classificação marginal em termos de proteção.
Por meio de um processo de auditoria, que englobou avaliações detalhadas e cálculos criteriosos, foi confirmado que o Volkswagen Polo Track exibe um desempenho equiparável ao Polo, o qual havia sido agraciado com três estrelas pelo Latin NCAP.
Na época do primeiro teste, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, lamentou o resultado do Polo. “Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, disse.
A entidade testa sempre a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos. Contudo, a recomendação de compra é pelas versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho.