Volkswagen está dando o que falar no Rock in Rio

Volkswagen está dando o que falar no Rock in Rio

A Volkswagen está causando burburinho na Cidade do Rock com duas novidades: a revelação parcial de seu novo SUV compacto, que vai chegar só em 2025, e a exibição do Golf GTI de oitava geração. Confira o que já sabemos e o que ainda é objeto de especulação em relação ao novo lançamento e saiba mais sobre o icônico GTI. 

Novo SUV Compacto: Uma Aposta no Segmento Popular

A Volkswagen aproveitou o Rock in Rio para começar a revelar detalhes de seu novo SUV compacto, que promete ser o mais acessível da marca no Brasil. Projetado para competir diretamente com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, o novo SUV é parte da ofensiva da VW de lançar 16 novos modelos até 2028.

300x250

Ele está sendo apresentado de forma inovadora no Rock in Rio. A marca utiliza um ambiente de LEDs que revela parcialmente seu design, criando um jogo de luzes que ora mostra, ora esconde detalhes do veículo. Esta abordagem de marketing visa gerar curiosidade e engajamento do público. A VW, inclusive, está com uma ação no evento onde os visitantes do estande podem tentar adivinhar o nome do novo SUV VW só com palpites errados. Porém, uma dica é real: o nome tem 5 letras.

Embora ainda camuflado, algumas características do novo SUV já são visíveis. Espera-se que o veículo tenha dimensões de aproximadamente 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. As lanternas traseiras são de LEDs e interligadas por uma barra preta, enquanto a frente apresenta farois de LEDs, provavelmente integrados para acompanhar a moda.

O veículo contará com rodas diamantadas de aro 17 e molduras salientes nas caixas de roda, conferindo um aspecto mais robusto. O teto apresenta relevos marcados e barras longitudinais elevadas. Internamente, espera-se um layout completamente diferente do Polo, apesar de que, provavelmente, em razão de sinergia deverá ter algumas peças.

Em termos de motorização, o Novo SUV deve ser equipado inicialmente com o motor 170 TSI, um 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm, já presente no Polo. Pelo que se sabe, o projeto foi concebido também para que venha a ter uma versão híbrida leve.

Com preço esperado abaixo de R$ 120.000, este novo SUV se posicionará estrategicamente entre o Polo e os modelos Nivus e T-Cross na linha Volkswagen. A produção está prevista para iniciar em 2025 na fábrica de Taubaté, ao lado das versões mais baratas do Polo. O lançamento também está previsto para 2025. 

Golf GTI

Paralelamente, a Volkswagen trouxe ao Brasil a oitava geração do Golf GTI, celebrando os 50 anos deste modelo icônico. Embora não esteja à venda no país desde 2020, sua presença no Rock in Rio reacende o interesse dos entusiastas e gera burburinho quanto à sua possível volta ao país. 

Equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina, o novo Golf GTI entrega 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Isso permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. O câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades complementa o conjunto mecânico de alto desempenho.

Esteticamente, o Golf GTI mantém elementos clássicos como a coluna C mais grossa, uma característica que define o modelo desde seu lançamento em 1974. Ao mesmo tempo, incorpora elementos modernos como iluminação totalmente em LED e logos GTI nas laterais e tampa do porta-malas.O interior apresenta o tradicional tecido xadrez nos bancos, complementado por revestimento em Alcântara nas portas e detalhes em fibra de carbono no painel. A central multimídia é um destaque à parte, oferecendo uma tela de 10,4 polegadas de série, com opção para uma tela de 12,9 polegadas. Oficialmente, o modelo segue apenas em estudos para a venda no Brasil. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Implicações para o Mercado Brasileiro

Estas ações da Volkswagen refletem uma estratégia dual no mercado brasileiro. Por um lado, a marca busca ampliar sua participação no crescente segmento de SUVs compactos com um modelo mais acessível, visando competir diretamente com concorrentes já estabelecidos. Por outro, mantém vivo o interesse em seus modelos esportivos de alto desempenho, mesmo que não estejam atualmente disponíveis para venda no país.

A presença destes veículos no Rock in Rio demonstra também a importância que a Volkswagen dá ao marketing experiencial, permitindo que o público interaja diretamente com seus produtos em um ambiente de grande visibilidade. Esta abordagem não só gera buzz em torno dos novos lançamentos, mas também reforça a conexão emocional dos consumidores com a marca.

Veja mais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.