Top 10 Carros Elétricos com Maior Autonomia no Brasil

Top 10 Carros Elétricos com Maior Autonomia no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou recentemente sua lista de etiquetagem veicular, revelando os carros elétricos com maior autonomia disponíveis no mercado brasileiro. Esta classificação oferece aos consumidores informações valiosas sobre o desempenho e eficiência energética dos veículos elétricos, utilizando uma metodologia padronizada para todas as marcas.

Nova Metodologia de Medição

O Inmetro adotou um novo padrão para determinar a autonomia dos veículos elétricos, aplicando uma redução de 30% sobre os números obtidos em testes de homologação, seguindo a norma SAE J1634. Esta abordagem visa proporcionar uma estimativa mais realista do desempenho dos veículos em condições cotidianas.

300x250

Os 10 Carros Elétricos com Maior Autonomia

1. BMW iX xDrive 50 – 528 km Com quase 5 metros de comprimento, este SUV grande da BMW possui uma bateria de 111,5 kWh (105,2 kWh úteis). Equipado com dois motores elétricos, oferece uma potência combinada de 523 cv e 78 kgfm de torque. Preço: a partir de R$ 899.950.

2. BMW i7 xDrive60 – 479 km Este sedã de luxo mede 5,39 metros de comprimento e possui dois motores elétricos, gerando 544 cv de potência e 76 kgfm de torque. Sua bateria tem 105,7 kWh (101,7 kWh úteis). Preço: R$ 1.321.950.

3. Porsche Macan – 443 km A segunda geração do Macan elétrico mede 4,78 metros de comprimento. Com dois motores elétricos, gera até 408 cv e 66,3 kgfm, alimentados por uma bateria de 100 kWh (95 kWh úteis). Preço: R$ 560.000.

4. BMW iX M60 – 431 km Esta versão esportiva do iX oferece 619 cv de potência, sendo o veículo elétrico mais potente já produzido pela BMW. Utiliza a mesma bateria de 105,2 kWh do xDrive 50. Preço: R$ 1.101.950.

5. BYD Tan – 430 km Recentemente reestilizado, este SUV chinês mede 4,97 metros de comprimento. Seus dois motores elétricos entregam 517 cv e 71,4 kgfm de torque, alimentados por uma bateria de 108,7 kWh. Preço: R$ 525.800.

6. BMW i4 eDrive 40 – 422 km Este sedã elétrico possui um motor traseiro de 340 cv e 43,5 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Sua bateria tem capacidade de 81 kWh. Preço: R$ 525.950.

7. Mercedes-Benz EQS450+ – 411 km SUV elétrico baseado no sedã EQS, possui um motor no eixo traseiro com 360 cv e 57,9 kgfm de torque. Sua bateria tem 89 kWh úteis (98 kWh brutos). Preço: R$ 939.900.


8. Kia EV5 – 402 km Lançado em agosto de 2024, este SUV mede 4,61 metros de comprimento. Seu motor dianteiro gera 217,5 cv e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 88,2 kWh. Preço: R$ 399.990.


9. BMW i5 M60 xDrive – 392 km Com dois motores elétricos, este sedã esportivo oferece 524 cv (609 cv no modo Sport) e 81 kgfm de torque. Sua bateria tem 81,2 kWh de capacidade usável. Preço: R$ 759.950.


10. Volvo EC40 – 385 km Primeiro SUV-cupê elétrico da Volvo, possui uma bateria de 78 kWh. Seu conjunto motriz produz 408 cv e 67,3 kgfm de torque. Preço: R$ 419.950.

Vem aí

Embora ainda não tenha sido lançado no mercado, o Chevrolet Blazer EV já teve sua autonomia divulgada: 481 km pelo Inmetro, o que o coloca na segunda posição do ranking, desbancando o BMW i7 xDrive60. 

O Blazer EV é o primeiro SUV Premium da Chevrolet no Brasil e chega para introduzir os novos elétricos da GM no mercado brasileiro. A marca ainda não definiu a data precisa de quando começará a pré-venda e tampouco o preço. Todavia, como na apresentação foi comparado ao BMW IX3 e ao Porsche Macan, modelos que custam em torno dos 500 mil reais, é de se imaginar que seu preço girará em torno disso. 

 

Outro modelo que teve sua autonomia divulgada antes mesmo do lançamento foi o Mercedes-Benz AMG EQS 53 4M 2025 que, segundo o Inmetro, chegará com autonomia de 472 km. A Mercedes-Benz ainda não divulgou a gama oficial, os preços e as especificações completas do EQS 2025. No entanto, a expectativa é que essas informações sejam reveladas antes do final de 2024, quando o modelo chegará às concessionárias.

Implicações para o Mercado

Apesar de todos os modelos da lista estarem acima de R$ 390 mil – alguns chegando à cada dos milhões – a presença de modelos de diferentes segmentos e faixas de preço indica uma evolução significativa na tecnologia de baterias e na eficiência energética dos veículos elétricos. É de se esperar que, com a evolução da tecnologia e popularização dos carros elétricos, veículos mais acessíveis possam integrar esta lista. 

Veja mais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.