up! TSI, um foguetinho pão duro

 

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Você imaginou andar a quase 190 por hora ou fazer tranquilamente mais de 17 km/litro de gasolina, se andar dentro dos limites permitidos nas estradas, com um up!?  Pode parecer irreal, mas o up! TSI que a Volkswagen acaba de lançar, já como modelo 2016, é uma realidade.

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O milagre é o novo motor 1.0 com turbo compressor, que se encaixa dentro do mais legítimo conceito downsizing, que o tornou o mais econômico do Pais, excetuando-se os híbridos, segundo a classificação do Inmetro . Ou seja, pequena cilindrada e muita potência. A novidade faz parte do novo pacote de tecnologia que a fábrica alemã está implantando no Brasil. Para isso, desenvolveu aqui o motor 1.0 de 3 cilindros com turbo compressor. Porém, apesar de ser da mesma família que o já conhecido 1.0, tem 90% das peças diferentes, o que o tornam praticamente um novo motor.

Ele entrega 105 cavalos quando queima etanol, 101 com gasolina e 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis, ou seja, 62% a mais de torque em comparação ao motor 3 cilindros normal.  Como tem injeção direta de combustível, foi possível eliminar qualquer sistema para a partida a frio em baixas temperaturas, quando está queimando etanol. O resultado disso tudo é um consumo 22% menor e um desempenho 20% melhor em acelerações e 7% a mais em velocidade máxima, quando comparado ao normal. Ou seja, leva o pequeno up! a fazer de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos com etanol e 9,3 com gasolina, e  chegar aos 184 km/h com ambos. Um desempenho similar ao de um carro com motor 1.8.

Para receber o novo motor, a embreagem foi reforçada e o câmbio teve a relação de diferencial alongada, o que permite andar nas boas estradas paulistas a 120 km/h (dentro da lei…) com o motor a apenas 2.800 rotações, praticamente sem ser ouvido. E, graças ao bom torque máximo que aparece a apenas 1.500 rotações, é possível ter retomadas tranquilas sem ter que reduzir de marcha. E, claro, para quem gosta de pisar, acelerações de carro grande dos bons! Enfim, um carro muito gostoso de dirigir.

Para segurar a fúria, os freios a disco foram aumentados, os amortecedores recalibrados e colocado um controle de tração para que não saia patinando as rodas nas arrancadas, principalmente em pisos molhados.

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Para diferenciar a versão TSI, na parte estética, o para-choque dianteiro foi modificado. Ficou 40 milímetros mais comprido para poder acomodar o intercooler. Mas é preciso ser muito detalhista para notar a diferença. E na traseira, além do logotipo TSI, a tampa traseira é pintada de preto.

O novo motor é opcional para as versões move up!; high up! e  cross up! Nas versões mais caras, a black, white e red ele é de série. Só não está disponível na versão mais barata, a take. Para comemorar o novo motor, a Volkswagen apresentou também uma nova versão, a speed up! Só disponível na cor branca, tem rodas com desenho exclusivo e faixa lateral e retrovisores pintados em azul em alusão à tecnologia de baixo consumo da Volkswagen, que tem o nome Bluemotion.

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Os up! 2016 e os TSI só vão chegar às concessionárias na segunda quinzena de agosto. Pena que os preços continuam um pouco salgados.

  • take up!                             R$ 30.660
  • move up!                           R$ 40.390
  • move up! TSI                    R$ 43.490
  • high up!                             R$ 43.930
  • high up! TSI                      R$ 47.030
  • black, red, white TSI        R$ 48.690
  • speed up! TSI                   R$ 49.990

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Emilio Camanzi, de São Carlos, SP (o jornalista viajou a convite da Volkswagen).

Fotos: Emilio Camanzi

18 comentários em “up! TSI, um foguetinho pão duro

  1. Emílio , a minha preocupação e a montagem interna dos componentes de plastico do up TSI , se com o passar do tempo elas vão ficando soltas e fazendo barulho , meu sogro tem um HB 20 está com 80.00 KM e não se ouvi barulho interno de partes mal encaixadas .

    1. Caro Reginaldo – os carros da VW são muito bem construídos. Não tenho ouvido queixas sobre barulhos internos provenientes do painel do up!.
      Um abraço
      Emilio

  2. Caro Emilio, o UP não é um carro bonito, alias é bem estranho e bem na contramao quando se compara com belos carros como os da Ford, Hyndai e muitas outras. E a versao SpeedUP não agrada esteticamente, inclusive a cor branca solida nao ajuda. A versao Cross com motor TSI ja tem visual mais agradavel esteticamente e torna o carro menos estranho. Se colocasse na versao Speed o rack de teto longitudinal da versao Cross, ajudaria muito. Nãoa achei no site da VW este rack de teto longitidinal como acessorio para ser instalado em outras versoes. Será que pode ser encontrada em casa de acessorios?
    Abraço

    1. Caro Antonio
      Eu ainda não vi o rack de teto do up! em loja de acessórios igual ao original. Talvez tenha algum que possa ser “adaptado”. Mas acredito que em uma concessionária você consiga o rack como peça e eles instalem.
      um abraço

  3. Caro Emilio, o site da VW informa que o “TCS – Sistema de Controle de Tração M-ABS” está presente somente na versao Speed TSI, mas NÃO mencionam este item para o CrossUp TSI. De fato é verdade? Se for, entendo que apesar do mesmo motor turbo, só a versao Speed está mais preparada para dar mais segurança e performance a este motor turbo. Outra dúvida em relação a este motor é que posso entender que para qquer TSI, qquer que seja o modelo (e não so a Speed), todas versoes TSI tiveram suspensão, freio e embreagem reforçados em relação às versoes com motor 1.0 MPI?
    Grato pelo comentario

    1. Caro Antonio
      Eu acho que já te respondi pelo email. Mas não custa repetir aqui… Todos os up! TSI são iguais, ou seja, possuem o controle de tração e suspensão, freios e embreagem reforçados em relação aos com motor 1.0 normal, devido à maior potência e torque do motor 1.0 turbo.
      Grande abraço

  4. Emílio, será que esse motor não é o velho 1.6 da VW de 104cv melhorado num up? Abraços e parabéns pelo site. Vrum na TV ta fazendo falta!

    1. Caro Luiz
      O motor do up!TSI é completamente novo. Além do turbo compressor, tem 3 cilindros, é todo feito em alumínio e se comparado ao motor 1.0 também de 3 cilindros do up! normal, ele tem 90% das peças diferentes. Ou seja, apesar de ser 1.0 também, é praticamente um novo motor.
      Grande abraço

  5. Caro Emílio,
    Este motor EA211 R3 1.0 TSI é um divisor de águas em termos de powertrain, porém minha dúvida é se você ou algum outro jornalista testaram o up! partindo de uma ladeira com inclinação acentuada e quatro pessoas dentro!…Será que precisa queimar a embreagem, pois o torque à 1000 rpm é de apenas 95 Nm…???
    Um forte abraço,
    Ronaldo Gomes Ribas

    1. Caro Ronaldo, fizemos isso. E o carro sai numa boa. A turbina é muito pequena e carrega rápido. O carro surpreende. Faz um test-drive para você sentir.
      Grande abraço

    1. Harlem, concordo com você. É caro, como eu disse no comentário. Mas depois que a gente anda nele fica com uma vontade de ter um…
      Abraço

  6. Muito bacana o Up TSi Emílio. A VW não fazia um lançamento tão acertado no mundo dos compactos há tempos.

    O carro deve ter ficado bem espertinho como o antigo Ka XR. A VW ta de parabéns por não ter colocado apenas um turbo no EA211 MPI mas sim trazer seu substituto com direito a bloco mais reforçado, injeção direta de combustível e um turbo intercoolado com um belo watercooler.

    Como esperado o motor turbo com injeção direta ficou mais econômico (senão me engano esse deve ser o carro mais econômico vendido em nosso mercado).

    Para os jovens com espirito mais endiabrado devemos lembrar que esse mesmo motor/injeção/turbo equipam o Golf na europa com 115cv e 20,4kgfm. Sendo assim sabemos que com uma preparação leve, coisa como escape, filtro esportivo e remapeamento da injeção e pressão da turbina da para tirar números incrivelmente altos do bichinho. Lembrando que ele pesa menos de 1000kg. Me arrisco a dizer que vai ser o Golf GTi daqueles que não tem como assinar o cheque de 6 digitos.

    O bico aumentado foi uma solução interessante e não alterou o design, só o deixou com cara mais agressiva, combinando com a esportividade esperada para esse modelo. Assim como a tampa dos porta-malas em preto brilhante, mais harmônica para o design, nos faz remeter os Ups europeus.

    A versão mais acertada parece ser a move up! tsi, que equipada com todos opcionais sai a R$44.500 e inclui um pacote bem completo tendo até rodas de liga-leve, faróis de neblina e sistema de aúdio completo.

    Mas esse lançamento ao meu ver ainda não foi nota 10, foi nota 9.

    Onde pode ser melhorado?

    – Uma versão 2portas do up! TSi seria o sonho de todo ex comprador de outros hatches exportivos da marca alemã como os Gol TSi, GT, GTS, GTi e 1.0 16V Turbo;

    – Esse mesmo propulsor na Europa está aliado a caixa de câmbio MQ-250 enquanto aqui economizaram e mantiveram a MQ-200 de 5 marchas. O câmbio mais leve e com uma marcha a mais poderia deixar o Up ainda mais econômico e com respostas mais interessantes;

    – O Up em outros mercados conta com ESP/ASR e airbags laterais. Se viessem mesmo que como opcionais seriam bem-vindos;

    Abraços,

    Bernardo

    1. Bernardo com os 105 cv e 16,8 kgfm de torque a MQ200 de 5 marchas é suficiente. Ele deve ficar um “capeta” só mudando a relação de diferencial, ou seja, colocando a do up! normal, que é uns 30% mais curta… Deve acelerar de 0 a 100 em uns 8,5 segundos…
      Abraço

      1. Era exatamente o que eu queria. Um Up TSi com coroa e pinhão curtos. Pena que no banco de trás não cabem meus filhos grandes com conforto, caso contrário, era exatamente isso que eu iria comprar.

  7. Mais um excelente artigo do Emílio!
    Bom, eu pensaria umas 2, 3, 4 vezes pra pagar a partir de 47 mil nas melhores versões deste carro. É legalzinho e moderninho, mas o valor não justifica. Dá pra pensar num desses com 3 anos de uso pois o preço fica mais atraente.
    Obrigado Emílio.

    1. Eu também acho caro Pablo. Mas não faz faz test-drive agora não. Se você guiar o carro vai ficar com vontade de ter um apesar do preço…
      Abraço

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