up! TSI, um foguetinho pão duro
Você imaginou andar a quase 190 por hora ou fazer tranquilamente mais de 17 km/litro de gasolina, se andar dentro dos limites permitidos nas estradas, com um up!? Pode parecer irreal, mas o up! TSI que a Volkswagen acaba de lançar, já como modelo 2016, é uma realidade.
O milagre é o novo motor 1.0 com turbo compressor, que se encaixa dentro do mais legítimo conceito downsizing, que o tornou o mais econômico do Pais, excetuando-se os híbridos, segundo a classificação do Inmetro . Ou seja, pequena cilindrada e muita potência. A novidade faz parte do novo pacote de tecnologia que a fábrica alemã está implantando no Brasil. Para isso, desenvolveu aqui o motor 1.0 de 3 cilindros com turbo compressor. Porém, apesar de ser da mesma família que o já conhecido 1.0, tem 90% das peças diferentes, o que o tornam praticamente um novo motor.
Ele entrega 105 cavalos quando queima etanol, 101 com gasolina e 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis, ou seja, 62% a mais de torque em comparação ao motor 3 cilindros normal. Como tem injeção direta de combustível, foi possível eliminar qualquer sistema para a partida a frio em baixas temperaturas, quando está queimando etanol. O resultado disso tudo é um consumo 22% menor e um desempenho 20% melhor em acelerações e 7% a mais em velocidade máxima, quando comparado ao normal. Ou seja, leva o pequeno up! a fazer de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos com etanol e 9,3 com gasolina, e chegar aos 184 km/h com ambos. Um desempenho similar ao de um carro com motor 1.8.
Para receber o novo motor, a embreagem foi reforçada e o câmbio teve a relação de diferencial alongada, o que permite andar nas boas estradas paulistas a 120 km/h (dentro da lei…) com o motor a apenas 2.800 rotações, praticamente sem ser ouvido. E, graças ao bom torque máximo que aparece a apenas 1.500 rotações, é possível ter retomadas tranquilas sem ter que reduzir de marcha. E, claro, para quem gosta de pisar, acelerações de carro grande dos bons! Enfim, um carro muito gostoso de dirigir.
Para segurar a fúria, os freios a disco foram aumentados, os amortecedores recalibrados e colocado um controle de tração para que não saia patinando as rodas nas arrancadas, principalmente em pisos molhados.
Para diferenciar a versão TSI, na parte estética, o para-choque dianteiro foi modificado. Ficou 40 milímetros mais comprido para poder acomodar o intercooler. Mas é preciso ser muito detalhista para notar a diferença. E na traseira, além do logotipo TSI, a tampa traseira é pintada de preto.
O novo motor é opcional para as versões move up!; high up! e cross up! Nas versões mais caras, a black, white e red ele é de série. Só não está disponível na versão mais barata, a take. Para comemorar o novo motor, a Volkswagen apresentou também uma nova versão, a speed up! Só disponível na cor branca, tem rodas com desenho exclusivo e faixa lateral e retrovisores pintados em azul em alusão à tecnologia de baixo consumo da Volkswagen, que tem o nome Bluemotion.
Os up! 2016 e os TSI só vão chegar às concessionárias na segunda quinzena de agosto. Pena que os preços continuam um pouco salgados.
- take up! R$ 30.660
- move up! R$ 40.390
- move up! TSI R$ 43.490
- high up! R$ 43.930
- high up! TSI R$ 47.030
- black, red, white TSI R$ 48.690
- speed up! TSI R$ 49.990
Emilio Camanzi, de São Carlos, SP (o jornalista viajou a convite da Volkswagen).
Fotos: Emilio Camanzi