Uber e BYD: parceria pela eletrificação
A BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos (VE) e baterias, e a Uber, maior rede de VE sob demanda do mundo, anunciaram uma parceria estratégica de longo prazo para colocar 100.000 novos automóveis nas ruas de mercados importantes globalmente. O objetivo é oferecer aos motoristas da Uber acesso a preços e financiamentos especiais para os veículos da marca chinesa, acelerando a transição para uma mobilidade mais sustentável.
Início da parceria e expansão
A parceria terá início na Europa e na América Latina, com planos de expansão para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, a BYD mantém uma parceria semelhante com a 99, concorrente da Uber.
Benefícios para motoristas e passageiros
As empresas visam reduzir o custo de aquisição de veículos elétricos para os motoristas da Uber, uma vez que pesquisas mostram que o preço dos veículos elétricos e a disponibilidade de financiamento são as principais barreiras para a adoção dessa tecnologia. Além de serem mais acessíveis, os carros da BYD têm custos de manutenção e reparo menores e oferecem conforto aos passageiros, sendo ideais para o transporte compartilhado.
Incentivos e colaboração futura
Para apoiar os motoristas na transição para veículos elétricos, as empresas oferecerão descontos em carregamento, manutenção e seguros, além de opções de financiamento e leasing, de acordo com as necessidades de cada país. A Uber e a BYD também firmaram acordo para o desenvolvimento de veículos autônomos a serem implantados na plataforma da Uber, que é a maior do mundo em mobilidade compartilhada.
Veja mais:
- Carro do Ano 2025: Auto Esporte Revela os jurados
- Recaro, ícone dos bancos esportivos, declara falência
- Lançamentos de Agosto: Blazer EV, Peugeot 2008, Amarok e Caoa