Teste Novo Jeep Renegade Trailhawk T270

Teste Novo Jeep Renegade Trailhawk T270

E aí pessoal, tudo bem? Já conhecemos o novo Jeep Renegade Trailhawk 2022 com o motor 1.3 turbo, há algum tempo atrás, lembra? Agora chegou pra gente ver como ele se sai no dia-a-dia. Vamos nessa?

 

 

A grande novidade, como já sabemos, é que no modelo 2022 todas as versões são equipadas com o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos. Deixou o 2.0 turbo diesel para os primos Toro, Compass e Commander, e o criticado 1.8 flex ficou só pra exportação.

Desde que foi lançado em 2015, esta é a segunda vez que ganha um tapa no visual.

Apesar de serem modificações pontuais, a nova grande, faróis e para-choque o deixaram com uma cara mais invocada e que agrada. Mas vieram também simplificações. Lembra que o Trailhawk, por ser o mais off-road da linha, tinha dois ganchos vermelhos no para-choque para reboque? Pois bem, viraram enfeite.

Agora tem que tirar a tampinha e colocar esta peça aqui, ó! No meio da lama vai ser uma farra!

Um charme é o DRL, que ao acionar a seta ele passa a piscar em amarelo. Agora toda a iluminação é em LED. De lado novos retrovisores e desenho das rodas de 17 polegadas. E atrás, novas lanternas e para-choque.

Pelo menos aqui deixaram o gancho.

A versão Trailhawk como esta, agora divide o posto de topo de linha com a nova S, que tem uma pegada mais sofisticada. Ambas são 4×4 e custam o mesmo preço, pelo menos por enquanto.

 

Renegade Trailhawk e S

Estado da Paraíba       R$ 168.022

Estado de São Paulo   R$ 168.723

Outros Estados            R$ 163.290

(fevereiro 2022)

 

A Trailhawk continua mais aventureira, com suspensão mais elevada e uma tração 4×4 com cinco modos de condução em vez dos quatro da S.

 

Altura livre do solo

Renegade S                     18,7 cm

Renegade Trailhawk       20,2 cm

 

Mas nem por isso a Trailhawk é mais despojada aqui dentro.

Claro que tem alguns detalhes mais práticos para facilitar a limpeza, como os tapetes de borracha. Porém o acabamento continua padrão Jeep. Materiais de qualidade e arremates bem feitos, se juntam a painel emborrachado e superfícies macias ao toque nos apoios de braço das portas e do novo console central, além de bancos e novo volante revestidos em couro. O quadro de instrumentos agora é todo digital igual ao da Toro e com algumas configurações.

No quesito equipamentos de série, também se sai bem.

Fazem parte central multimídia com conexão de smartphones sem fio de 8,4polegadas, mas que poderia ser maior; portas USB na frente e atrás; carregador de celular por indução; ar-condicionado automático de duas zonas, mas que não tem saídas para o banco traseiro; chave presencial; partida por botão; retrovisor eletrocrômico; sensor crepuscular e de chuva; park-assist longitudinal e transversal; sensores de estacionamento 360°; rodas aro 17” com pneus de uso misto; e freio de estacionamento eletromecânico. De opcional, além do tipo de pintura, só o teto solar panorâmico.

 

Teto solar:       R$ 8.490

(fevereiro 2022)

 

Porém, quando o assunto é espaço continua enganando um pouco.

Na frente sem queixas, com bancos largos e confortáveis. Atrás, apesar de se instalarem três adultos, o assento curto e o pouco espaço para as pernas depois de pouco tempo maltratam quem vai ali. O problema se estende ao porta-malas, com apenas 314 litros de capacidade.

Agora em segurança saiu ganhando.

Controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa já tinha. Agora vem com 7 airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma; assistente de manutenção de faixa ativo; sensor de ponto cego; farol alto automático; leitor de placas de trânsito; detector de fadiga e de tráfego cruzado traseiro.

Só faltou um ACC. Mas vamos à grande novidade, a mecânica.

Como você já sabe, Trailhawk agora só com motor 1.3 turbo flex T270 de 185 cavalos.

 

Motor – 1.3 turbo flex T270 – 16V

                         gasolina       etanol

Potência (cv)     180             185

Torque (kgfm)   27,5           27,5

 

Muitos dirão sentir saudades do 2.0 diesel. Mas sinceramente, eu prefiro com esse motor. E explico. Esta versão conserva o mesmo câmbio automático de nove marchas com trocas sequenciais na alavanca ou em aletas atrás do volante, tração 4×4 do diesel. Só os diferenciais dianteiro e traseiro é que tiveram a relação encurtada em 26%.

E apesar de ter menos torque que o diesel, o resultado dessa combinação é que o desempenho ficou até melhor. Olha aí.

 

Desempenho

                           gasolina     etanol

0 a 100 km/h (s)          9,9            9,7

80 a 120 km/h (s)        8,2            8,1

Vel. máxima (km/h)   200            202

 

A sensação que se tem ao dirigir o novo Trailhawk com esse motor turbo flex, é que ele roda livre, leve e solto, com boas acelerações e retomadas de velocidade. Especialmente na cidade. E, com os bons ângulos de entrada, saída e altura do solo; dos cinco modos de condução; do bloqueio de tração 4×4; da reduzida; do controle automático de velocidade em descida, e quando calçado com pneus todo terreno, ele mostrou que se sai bem em um off-road severo, como constatamos quando andamos com ele camuflado na pista de testes.

 

Ângulo de entrada:     30º

Ângulo de saída:         32º

Altura live do solo:     20,2 cm

 

Mas nem por isso vou deixar de dar uma sujadinha neste daqui… eheheh

Minha expectativa maior, porém, era com o consumo que achei que seria muito bom. Mas em nosso circuito cidade/estrada padrão, mesmo contando com sistema stop/start, fez apenas razoáveis médias de 7,7 km/l de etanol e 10,8 km/l de gasolina.

 

Consumo médio (circuito cidade/estrada padrão)

Etanol                     7,7 km/l

Gasolina                10,8 km/l

 

Números praticamente iguais aos que conseguimos com o velho 1.8. Eu esperava mais.

Rodando é confortável. Mérito da suspensão independente nas quatro rodas, que filtra bem as irregularidades do solo, fazendo a gente esquecer que está em um jipe, encarando ruas e estradas como um automóvel.

E chama a atenção pelo silencio ao rodar em qualquer piso.

Apesar da altura dele, em conjunto com a tração nas quatro rodas, não esquece da estabilidade, passando segurança. Freios a disco nas quatro rodas param o Renegade com segurança e a boa direção elétrica completa o prazer ao dirigir. // Bem, resumindo, a grande vantagem do novo Trailhawk é que, claro, ficou mais barato que a antiga versão diesel, melhorando a relação custo/benefício e democratizando mais as versões 4×4. E ganhou em desempenho, inclusive no off-road pela resposta mais rápida do motor, garantindo aventuras com mais tranquilidade.

Mas verdade seja dita, com esse moderno e tecnológico motor turbo flex, era de se esperar um consumo melhor, não? Um abraço e até a próxima.

 

-Notas do Emilio-

 

Desempenho                    9

Consumo                         7

Segurança                       9

Estabilidade                      8

Acabamento                     8

Espaço interno                 7

Porta-malas                     6

Custo/benefício                7

 

Informações técnicas do Renegade Trailhawk 2022:

Ficha técnica Renegade Trailhawk t270 4×4

Lista de itens de série e opcionais_Renegade Trailhawk T270

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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