Teste Novo Jeep Renegade Trailhawk T270
E aí pessoal, tudo bem? Já conhecemos o novo Jeep Renegade Trailhawk 2022 com o motor 1.3 turbo, há algum tempo atrás, lembra? Agora chegou pra gente ver como ele se sai no dia-a-dia. Vamos nessa?
A grande novidade, como já sabemos, é que no modelo 2022 todas as versões são equipadas com o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos. Deixou o 2.0 turbo diesel para os primos Toro, Compass e Commander, e o criticado 1.8 flex ficou só pra exportação.
Desde que foi lançado em 2015, esta é a segunda vez que ganha um tapa no visual.
Apesar de serem modificações pontuais, a nova grande, faróis e para-choque o deixaram com uma cara mais invocada e que agrada. Mas vieram também simplificações. Lembra que o Trailhawk, por ser o mais off-road da linha, tinha dois ganchos vermelhos no para-choque para reboque? Pois bem, viraram enfeite.
Agora tem que tirar a tampinha e colocar esta peça aqui, ó! No meio da lama vai ser uma farra!
Um charme é o DRL, que ao acionar a seta ele passa a piscar em amarelo. Agora toda a iluminação é em LED. De lado novos retrovisores e desenho das rodas de 17 polegadas. E atrás, novas lanternas e para-choque.
Pelo menos aqui deixaram o gancho.
A versão Trailhawk como esta, agora divide o posto de topo de linha com a nova S, que tem uma pegada mais sofisticada. Ambas são 4×4 e custam o mesmo preço, pelo menos por enquanto.
Renegade Trailhawk e S
Estado da Paraíba R$ 168.022
Estado de São Paulo R$ 168.723
Outros Estados R$ 163.290
(fevereiro 2022)
A Trailhawk continua mais aventureira, com suspensão mais elevada e uma tração 4×4 com cinco modos de condução em vez dos quatro da S.
Altura livre do solo
Renegade S 18,7 cm
Renegade Trailhawk 20,2 cm
Mas nem por isso a Trailhawk é mais despojada aqui dentro.
Claro que tem alguns detalhes mais práticos para facilitar a limpeza, como os tapetes de borracha. Porém o acabamento continua padrão Jeep. Materiais de qualidade e arremates bem feitos, se juntam a painel emborrachado e superfícies macias ao toque nos apoios de braço das portas e do novo console central, além de bancos e novo volante revestidos em couro. O quadro de instrumentos agora é todo digital igual ao da Toro e com algumas configurações.
No quesito equipamentos de série, também se sai bem.
Fazem parte central multimídia com conexão de smartphones sem fio de 8,4polegadas, mas que poderia ser maior; portas USB na frente e atrás; carregador de celular por indução; ar-condicionado automático de duas zonas, mas que não tem saídas para o banco traseiro; chave presencial; partida por botão; retrovisor eletrocrômico; sensor crepuscular e de chuva; park-assist longitudinal e transversal; sensores de estacionamento 360°; rodas aro 17” com pneus de uso misto; e freio de estacionamento eletromecânico. De opcional, além do tipo de pintura, só o teto solar panorâmico.
Teto solar: R$ 8.490
(fevereiro 2022)
Porém, quando o assunto é espaço continua enganando um pouco.
Na frente sem queixas, com bancos largos e confortáveis. Atrás, apesar de se instalarem três adultos, o assento curto e o pouco espaço para as pernas depois de pouco tempo maltratam quem vai ali. O problema se estende ao porta-malas, com apenas 314 litros de capacidade.
Agora em segurança saiu ganhando.
Controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa já tinha. Agora vem com 7 airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma; assistente de manutenção de faixa ativo; sensor de ponto cego; farol alto automático; leitor de placas de trânsito; detector de fadiga e de tráfego cruzado traseiro.
Só faltou um ACC. Mas vamos à grande novidade, a mecânica.
Como você já sabe, Trailhawk agora só com motor 1.3 turbo flex T270 de 185 cavalos.
Motor – 1.3 turbo flex T270 – 16V
gasolina etanol
Potência (cv) 180 185
Torque (kgfm) 27,5 27,5
Muitos dirão sentir saudades do 2.0 diesel. Mas sinceramente, eu prefiro com esse motor. E explico. Esta versão conserva o mesmo câmbio automático de nove marchas com trocas sequenciais na alavanca ou em aletas atrás do volante, tração 4×4 do diesel. Só os diferenciais dianteiro e traseiro é que tiveram a relação encurtada em 26%.
E apesar de ter menos torque que o diesel, o resultado dessa combinação é que o desempenho ficou até melhor. Olha aí.
Desempenho
gasolina etanol
0 a 100 km/h (s) 9,9 9,7
80 a 120 km/h (s) 8,2 8,1
Vel. máxima (km/h) 200 202
A sensação que se tem ao dirigir o novo Trailhawk com esse motor turbo flex, é que ele roda livre, leve e solto, com boas acelerações e retomadas de velocidade. Especialmente na cidade. E, com os bons ângulos de entrada, saída e altura do solo; dos cinco modos de condução; do bloqueio de tração 4×4; da reduzida; do controle automático de velocidade em descida, e quando calçado com pneus todo terreno, ele mostrou que se sai bem em um off-road severo, como constatamos quando andamos com ele camuflado na pista de testes.
Ângulo de entrada: 30º
Ângulo de saída: 32º
Altura live do solo: 20,2 cm
Mas nem por isso vou deixar de dar uma sujadinha neste daqui… eheheh
Minha expectativa maior, porém, era com o consumo que achei que seria muito bom. Mas em nosso circuito cidade/estrada padrão, mesmo contando com sistema stop/start, fez apenas razoáveis médias de 7,7 km/l de etanol e 10,8 km/l de gasolina.
Consumo médio (circuito cidade/estrada padrão)
Etanol 7,7 km/l
Gasolina 10,8 km/l
Números praticamente iguais aos que conseguimos com o velho 1.8. Eu esperava mais.
Rodando é confortável. Mérito da suspensão independente nas quatro rodas, que filtra bem as irregularidades do solo, fazendo a gente esquecer que está em um jipe, encarando ruas e estradas como um automóvel.
E chama a atenção pelo silencio ao rodar em qualquer piso.
Apesar da altura dele, em conjunto com a tração nas quatro rodas, não esquece da estabilidade, passando segurança. Freios a disco nas quatro rodas param o Renegade com segurança e a boa direção elétrica completa o prazer ao dirigir. // Bem, resumindo, a grande vantagem do novo Trailhawk é que, claro, ficou mais barato que a antiga versão diesel, melhorando a relação custo/benefício e democratizando mais as versões 4×4. E ganhou em desempenho, inclusive no off-road pela resposta mais rápida do motor, garantindo aventuras com mais tranquilidade.
Mas verdade seja dita, com esse moderno e tecnológico motor turbo flex, era de se esperar um consumo melhor, não? Um abraço e até a próxima.
-Notas do Emilio-
Desempenho 9
Consumo 7
Segurança 9
Estabilidade 8
Acabamento 8
Espaço interno 7
Porta-malas 6
Custo/benefício 7
Informações técnicas do Renegade Trailhawk 2022:
Ficha técnica Renegade Trailhawk t270 4×4
Lista de itens de série e opcionais_Renegade Trailhawk T270
Texto e apresentação: Emilio Camanzi
Imagens: Camila Camanzi
Edição: Guilherme Carmo
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