Substituto do Argo

Substituto do Argo

Novo Fiat Grande Panda vai ser o sucessor do Argo. Fiat Mobi também vai sair de linha

A Fiat apresentou na Europa a quarta geração do Panda, agora chamado de Grande Panda. O novo hatch resgata elementos visuais do modelo original dos anos 80 e utiliza a plataforma modular STLA Smart, compartilhada com o Citroën C3 produzido em Porto Real (RJ). O Grande Panda também oferece uma prévia do que será o futuro sucessor do Argo no mercado brasileiro.

Estratégia global da Fiat

A revelação do Grande Panda faz parte da estratégia da Fiat de unificar seu portfólio em uma linha global de modelos, conforme anunciado pelo CEO da marca, Olivier François, em fevereiro deste ano. Os futuros carros da Fiat compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas. No entanto, cada região terá algumas particularidades em relação ao design, equipamentos e motorização.

Chegada ao Brasil

Inicialmente, o Grande Panda será lançado nos mercados europeu, africano e do Oriente Médio. A chegada ao Brasil está prevista para 2025 ou 2026, onde o modelo será posicionado como a próxima geração do Argo. Internamente, o projeto é conhecido pelo código F1H e existe a possibilidade de um retorno do nome Uno, embora o mais provável seja a manutenção do nome Argo.

Design e dimensões

O visual do Grande Panda lembra bastante a versão conceito divulgada em fevereiro, com elementos do Panda original dos anos 80, como linhas retas, faróis retangulares em LED e grade frontal com o logotipo da Fiat descentralizado. O modelo brasileiro deve ter para-choques e grade frontal com design distinto e menos retrô. O novo hatch mede 3,99 m de comprimento e deve compartilhar o entre-eixos de 2,54 m com o Citroën C3.

Motorização

Na Europa, o Grande Panda será vendido inicialmente apenas em versões elétricas, com opções híbridas posteriormente. Já a versão brasileira deve contar com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv com sistema Bio-Hybrid de 12V e câmbio CVT, além de possíveis versões com os motores 1.0 e 1.3 Firefly atualizados para as próximas fases do Proconve L8.

Futuro do Argo e Mobi

Há rumores de que o novo hatch substitua simultaneamente o Argo e o Mobi no Brasil, mas também existe a possibilidade de a Fiat manter o atual Argo à venda com preços mais baixos por mais algum tempo. O Mobi, por sua vez, não tem previsão de mudanças significativas, exceto pela adoção do motor 1.0 Firefly de 75 cv em substituição ao 1.0 Fire.

A Stellantis agora posiciona a Citroën como marca de entrada do grupo, portanto o C3 deve ocupar o lugar de subcompacto na linha.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.

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