Stellantis Anuncia Investimento no Polo Automotivo de Córdoba
A Stellantis anunciou um investimento substancial de US$ 385 milhões no seu Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina, como parte de seu plano global Dare Forward 2030.
O investimento será direcionado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor que também será usado por modelos fabricados no Brasil. Além disso, a empresa planeja contratar novos colaboradores, com um compromisso de que 50% das novas contratações sejam mulheres, alinhando-se com suas metas de diversidade e inclusão.
Um aspecto de grande relevância para a montadora em relação a este projeto é o compromisso com a sustentabilidade. A Stellantis planeja utilizar energias renováveis em todos os processos produtivos em Córdoba, demonstrando uma abordagem consciente em relação ao meio ambiente.
Impacto Local e Regional
O investimento também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana no Polo Automotivo, o que deve aumentar significativamente o conteúdo local dos veículos produzidos. Esta medida visa fortalecer a cadeia de suprimentos local e aumentar a competitividade da planta.
A Stellantis tem como objetivo expandir sua presença nos mercados sul-americanos, com planos de exportar em grandes volumes os novos veículos, peças e motores produzidos em Córdoba.
Contexto Maior de Investimentos
Este anúncio faz parte de um plano de investimento maior da Stellantis na América do Sul, totalizando mais de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030 para Brasil e Argentina. O plano inclui o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains e o desenvolvimento de novas tecnologias, como a Bio-Hybrid.
Segundo Emanuelle Cappellano, Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na América do Sul, este investimento representa um voto de confiança significativo na indústria automotiva argentina e sul-americana como um todo, prometendo impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico na região.
Veja mais:
- BYD Yuan Pro é o SUV elétrico mais acessível do país
- GM resolveu fazer veículos Híbridos Flex
- Chevrolet Montana Recebe Três Estrelas do Latin NCAP