Speedtail: herança do F1

Speedtail: herança do F1

Speedtail – O McLaren F1 seguramente é um dos automóveis mais incríveis já construídos. O supercarro desenvolvido pelo engenheiro sul-africano Gordon Murray abalou a hegemonia italiana na seara dos carros exóticos e colocou a escuderia na rota de um mercado milionário. Ainda hoje, a McLaren não conseguiu encontrar seu sucessor em definitivo. E olha que modelos como P1 e Senna são tão espetaculares quando o F1, que segue como um mito nos corredores da fábrica de Woking.

Mas. se o F1 ainda não ressuscitou, a McLaren ainda bebe em suas soluções de engenharia. O Speedtail é mais um dos filhos do F1. O supercarro resgata a configuração de três assentos, com banco do motorista em posição central. E, como o nome sugere, ele também recorre a rara carroceria alongada do F1 GTR.

Segundo a McLaren, o Speedtail, que numa tradução literal significa “cauda veloz” é capaz de acelerar a até 403 km/h. Muito em função do desenho da carroceria que garante estabilidade elevada sem a necessidade de aerofólios, que reduzem a velocidade máxima e a eficiência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Debaixo do capô traseiro, ele utiliza um conjunto híbrido que combina motor V8 biturbo, com um módulo elétrico, semelhante ao que era utilizado no P1, mas otimizado para 1.050 cv.  Sua carroceria de fibra de carbono corresponde a peso de apenas 1,4 tonelada, o que lhe garante excelente relação peso/potência.

“A McLaren nunca construiu um veículo como o Speedtail antes. Como nosso primeiro ‘Hyper-GT’, o McLaren Speedtail é o melhor carro de estrada da McLaren; uma fusão de arte e ciência que combina uma velocidade máxima surpreendente com uma posição de direção central icônica. Um trem de força híbrido inovador fica dentro de um corpo leve de fibra de carbono, que lembra os elegantes ‘streamliners’ que atingiram recordes mundiais de velocidade, enquanto o luxuoso cockpit de três lugares oferece uma combinação sublime de uma condução com incrível experiência, individualismo incomparável e materiais inovadores nunca antes vistos em um veículo de passeio”, comenta Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.

Denominado com um Hyper-GT, algo que vai além dos supercarro “convencional”, o Speedtail terá apenas 106 unidades produzidas ao preço de 1,75 milhões de libras (R$ 9,25 milhões).

.

Fotos: divulgação

.

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br