Ford Capri MkIII Zakspeed – O diabo do Grupo 5

Ford Capri MkIII Zakspeed – O diabo do Grupo 5

 

Ford Capri MkIII Zakspeed – Entre as diversas categorias que a FIA criou ao longo dos anos, chama atenção o Grupo 5, que tinha como base carros comuns com carenagens aerodinâmicas e motores modificados. Um deles foi o Ford Capri de terceira geração, desenvolvido em conjunto pela Ford Motorsport e a Zakspeed.

O Capri não era nenhum novato no automobilismo. Desde a primeira geração, de 1969, o cupê já tinha obtido feitos memoráveis, como dois títulos no Campeonato Europeu de Turismo, mas nunca tinha sido tão ousado como o projeto da Zakspeed.

A equipe alemã, com sede em Niederzissen, cidade a menos de 30 quilômetros de Nurburgring, foi criada no final dos anos 1960 e se especializou em desenvolver carros de corrida com base nos modelos Ford, como Escort e o furioso Capri MkIII.

Trata-se de um monstro de 530 cv extraídos de um pequeno motor Cosworth quatro cilindros 1.4 biturbo. Ele também recebeu uma caixa Getrag com diferencial com deslizamento limitado, que permitia 90% de bloqueio para cada roda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sua carroceria foi totalmente modificada, com reforços estruturais em alumínio, além de para-lamas alargados, um imenso aerofólio e uma generosa asa dianteira. Tudo feito em Kevlar. O kit mantinha o carro grudado ao chão em altas velocidades, além encarar curvas como se tivesse andando sobre trilhos.

Leve, o Capri era um carro que demandava muita perícia do piloto. O motor enchia muito rápido, o que fazia com que até mesmo seus largos pneus traseiros perdessem aderência com facilidade. Ao mesmo tempo, era um carro extremamente rápido e que permitia entrar quente nas curvas e sair delas com muito torque nas rodas.

Ele fez sua estreia na temporada de 1981 do Grupo 5, disputando 14 provas, tendo nove vitórias e 12 pódios.

.

Fotos: divulgação

.

 

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: