Sonata adota estilo controverso do HB20

Sonata adota estilo controverso do HB20

O design da atual geração do Hyundai HB20 gerou polêmica. Teve quem aprovou e também tiveram aqueles que detestaram as formas do compacto nacional. Mas fato é que a linguagem de design Sensuous Sportiness será a nova cara dos modelos da marca sul-coreana daqui para frente. O novo modelo, que estreia com a mesma proposta do HB20, é o sedã Sonata.

O modelo, que tem grande aceitação no mercado norte-americano e se posiciona num degrau acima do Elantra, será a atração da marca no Salão de Nova York, que acontece entre 30 de março e 8 de abril.

O estilo pode não ser unânime, mas fato é que o Sonata busca manter elementos que marcaram gerações passadas. Destaque para o friso lateral que segue até os faróis, que esteve presente nas duas últimas gerações, assim como a coluna C, com balanço acentuado.

Por dentro, o Sonata agrada pelo acabamento e pelo layout sóbrio. Ele oferece climatização digital de duas zonas, quadro de instrumentos digital, monitor multimídia generoso, partida sem chave e transmissão com acionamento por teclas, semelhante ao do Honda Accord.

Siga o mestre

Se o desenho está longe de ser tão interessante quanto aos de seus antecessores, o pacote de segurança do Sonata impressiona. O modelo inclui equipamentos como assistência avançada para evitar colisões, que inclui frenagem automática e controle adaptativo de cruzeiro, monitor de manutenção de faixa, além de um assistente para condução em rodovias, que será oferecido como opcional. Tudo é gerenciado por um conjunto de três radares, cinco câmeras e 12 sensores de ultra-som. Ou seja, ele rastreia tudo ao seu redor.

Motores

Sob o capô, o Sonata pode ser equipado com dois motores. Ele conta com opção 2.5 (aspirada) de 191 cv e 24 mkgf de torque, além da unidade TGDI 1.6 turbo de 180 cv e 26,4 mkgf. Nos dois casos a transmissão é automática de oito marchas.

No mercado norte-americano, o Sonata disputa mercado com Toyota Camry, Honda Accord e Chevrolet Malibu. Seu preço inicial é de US$ 23 mil (R$ 96 mil). Por aqui o Sonata teve vida curta, oferecido por um breve período, mas acabou sendo engolido pelo irmão Azera, que tinha uma proposta mais sofisticada.

Poderia ser uma opção para a marca disputar mercado no segmento executivo onde figuram basicamente Passat, Fusion e Accord.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br