Sete desejos
Se há uma coisa que todo verdadeiro off-roader deseja, é ter seu veículo fora de estrada cada vez mais incrementado para enfrentar trilhas radicais. E ninguém melhor do que a Jeep para saber disso, afinal é ela que desde 1941 fabrica o mais conhecido dos off-roads do planeta. Por isso, sempre que pode, mostra conceitos de veículos feitos com equipamentos desenvolvidos pela Mopar e Jeep Performance Parts, duas divisões pertencentes ao grupo FCA e que desenvolvem acessórios e kits para “envenenar” ainda mais os veículos da marca Jeep.
E este ano foi especial, pois, além das comemorações do 50º Easter Jeep Safari – um evento fora de estrada anual no estado de Utah, Estados Unidos, realizado na época da Páscoa e que dura 9 dias – este coincidiu com o 75º aniversário da marca Jeep. E, para isso, produziu sete veículos conceito, utilizando, como base, os modelos em produção da marca com novos equipamentos, que estão sendo desenvolvidos para incrementar os veículos da marca Jeep. Vejam o que saiu dessa “brincadeira” e que podem servir de inspiração se você tiver um fora de estrada:
Crew Chief 715
O Crew Chief 715 foi projetado como um tributo aos veículos militares Jeep, em especial ao Kaiser M715. Feito sobre a plataforma do Wrangler Unlimited, com detalhes em estilo retrô, tem quatro portas, lugar para cinco pessoas, capota em lona e uma caçamba em estilo militar. Os para-choques dianteiro e traseiro são em aço; os aros com sistema Beadlock e pneus militares de 40” polegadas; possui guincho dianteiro e traseiro; eixos Dana 60; e um kit de levantamento da carroceria de 4 polegadas, com amortecedores especiais da Jeep. O motor é o original V6 do Wrangler de 3,6 litros, com 285 cavalos.
Comanche
Esse foi baseado no Renegade. Teve o chassi alongado em 15 centímetros na distância entre-eixos e, para uma maior versatilidade, ganhou caçamba. A inspiração também foi nos veículos militares, como a caçamba mais estreita e a capota em lona. Guincho dianteiro; kit de levantamento da carroceria em 2” e pneus de 32” de diâmetro, foram as outras modificações. Ele é equipado com um motor Tigershark de 2,0 litros de 160 cavalos, com câmbio automático de 9 marchas e sistema Jeep Active Drive Lock, que é composto por relações de marchas reduzidas e diferencial traseiro com bloqueio.
FC 150
Uma verdadeira “mula de carga”. Essa é a definição do FC 150 pela capacidade de carregar peso em terrenos difíceis e que foi baseado no Jeep JC5. O modelo, produzido nos Estados Unidos entre 1956 e 1965, foi recriado sobre um chassi do Wrangler do ano 2005, detalhe que permitiu melhorar a capacidade off-road do novo modelo, incrementada com o uso de um eixo dianteiro Dana 40, um traseiro Dana 60, rodas de 17” e pneus de 33”. É um modelo histórico e está equipado com um motor PowerTech de seis cilindros em linha com 4,0 litros e 265 cavalos. O câmbio é automático de três marchas.
Renegade Commander
Logicamente, não poderia faltar o mais novo “filhote” da marca, o Renegade, que foi equipado com acessórios que já estão disponíveis no mercado norte-americano e ideais para incrementar sua capacidade off-road. Foi instalado um kit de levantamento da carroceria em 2”, ganhou rodas em liga leve modelo Rubicon com 17” e pneus A/T de 29,5”. Também foram instalados protetores de cárter e câmbio, além de faróis auxiliares e teve o capô pintado em preto fosco para evitar reflexos. Esse modelo está equipado com o motor Tigershark de 2,4 litros Multiair, com 184 cavalos de potência, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas, com o sistema Jeep Active Drive Low.
Shortcut
Mais uma vez o chassi do Wrangler atual foi usado para “recriar” um modelo do passado, o JC5, que também foi fabricado no Brasil entre 1957 e 1982. Ele foi encurtado em 30 centímetros para permitir uma maior agilidade em trilhas radicais e fechadas. Para melhorar, ainda mais, as características off-road, recebeu aros de17 polegadas calçados com pneus Mudd-Terrain de 35”. Os eixos dianteiro e traseiro são Dana 44, tem kit de levantamento da carroceria de 2” e amortecedores especiais. O motor é o V6 de 3,6 litros que entrega 285 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 5 marchas.
Trailcat
Você já imaginou um Jeep com 717 cavalos? Pois é exatamente essa a potência do Trailcat, que recebeu o motor HEMI Hellcat V8 de 6,2 litros, com compressor do Dodge Challenger. Um monstro! O chassi é 30 cm mais longo entre-eixos para “caber o motor”. Para garantir o desempenho avassalador do jipe, o peso foi diminuído com uma carroceria e bancos feitos em fibra de carbono. Estes são do tipo concha, emprestados do esportivo Dodge Viper. A capacidade off-road é garantida por rodas de 17 polegadas, com sistema Beadlock, pneus de 39,5”, eixos dianteiro e traseiro Dana 60 e amortecedores especiais. O câmbio é manual de 6 marchas.
Trailstorm
Esse é mais uma proposta que usa a base do Wrangler Unlimited de quatro portas. A ideia dessa versão é a de proporcionar um carro com grande capacidade off-road em percursos longos, já que tem lugar para transportar até tanque extra de combustível. Tudo feito com equipamentos que já estão disponíveis no mercado norte-americano. Tem o motor original Pentastar V6 de 3,6 litros, com 285 cavalos e câmbio automático de 5 marchas. A capacidade off-road é garantida com um kit de levantamento da carroceria de 2”, rodas de aro 17” com pneus de 37”, guincho dianteiro e eixos dianteiro e traseiro Dana 44.
Fotos: divulgação Jeep