SALÃO DE FRANKFURT – O novo furacão da Lamborghini
Não há nada mais apropriado do que o nome Huracán, furacão em Espanhol, para a nova versão que a Lamborghini apresentou no Salão de Frankfurt. É que o LP 610-4 Spyder Huracán, versão conversível do cupê, também vem com o motor V10 de 5,2 litros aspirado, com 610 cavalos, capaz de levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, aos 200 em 10,2 e só parar nos 324 por hora!
Números que você pode desfrutar, com os cabelos ao vento ou não, e sem ter que parar, já que o teto eletro-hidráulico pode abrir ou fechar em apenas 17 segundos a uma velocidade de até 50 km/h. E tem mais: o vidro traseiro pode ser abaixado eletricamente permitindo que você curta o ronco do motor com maior intensidade. Ou pode, ainda, colocar dois anteparos laterais para evitar as pulsações aerodinâmicas, garantindo uma acústica interna que permite uma conversa sem a capota, mesmo em alta velocidade.
Com um chassi de alumínio e fibra de carbono, o Huracán Spyder pesa 1.542 quilos e é 40% mais rígido que o de seu antecessor Gallardo, permitindo, segundo o fabricante, entregar ao cliente um automóvel com a dirigibilidade de um carro de corrida. Colaboram nisso, também, o câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e a tração permanente nas quatro rodas. Para incrementar a adrenalina do piloto, por meio de um interruptor no volante pode-se selecionar três modos diferentes de condução: normal (Strada), esportivo (Sport) e um de impacto (Corsa), quando quem está atrás do volante tem que ter muita experiência para usufruir de todo o desempenho que esse Huracán pode oferecer.
Claro que o design é arrebatador, mas você pode incrementar o charme já que o teto pode vir em três cores diferentes (preto, marrom ou vermelho), combinando com as 11 opções da carroceria e 17 do interior. E, para acelerar ainda mais a imaginação do comprador, pode-se escolher entre cinco tipos de acabamento: standard; elegante; esportivo com Alcântara; esportivo bicolor com Alcântara; e esportivo bicolor com couro.
Apesar de derivar da versão cupê, os designers da Lamborghini fizeram com que o Spyder, com a capota fechada ou aberta, tenha linhas bem próprias. Um dos fatores é a menor altura: apenas 1,18 metro.
Para garantir a “limpeza” das linhas, a capota quando abaixada fica totalmente escondida (melhorando, inclusive, o centro de gravidade) e os arcos de segurança para proteger os ocupantes, só surgem ao mínimo sinal de perigo de capotamento. Outro detalhe interessante são duas barbatanas laterais que se abrem quando a capota é levantada, integrando-a com o capô traseiro.
As entregas das primeiras unidades começam no segundo trimestre do ano que vem. Preço? A partir de 186.450 Euros, mais impostos lá na Europa.