Renault lança Megane E-Tech no Brasil apostando em design

Renault lança Megane E-Tech no Brasil apostando em design
Renault Megane E-Tech. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Modelo 100% elétrico tem 220 cavalos e design arrojado. Megane E-Tech é um Renault legítimo para disputar contra chineses de preço atrativo

A Renault lança no mercado brasileiro o novo Megane E-Tech, um hatch com pegada de crossover com design arrojado e equipado com tecnologia totalmente elétrica. Esse modelo, que carrega o nome de um clássico da marca francesa, chega ao Brasil justamente quando se completam 10 anos desde o início da comercialização de veículos elétricos da Renault no país.

No entanto, o Megane E-Tech enfrenta um desafio considerável, já que, se no passado, ter um carro elétrico era mais uma questão de afirmar uma posição de mercado, atualmente o cenário é diferente, com várias opções interessantes e acessíveis disponíveis para os consumidores brasileiros.

O modelo tem preço de R$ 279.990 e mira a faixa entre o BYD Yuan Plus e o Volvo XC40. Contudo, o modelo chinês custa R$ 10 mil mais barato. Por outro lado, a Volvo lançou o EX30, que custa MUITO mais barato: R$ 219.950.

O Megane E-Tech 100% elétrico é construído sobre a nova plataforma CMF-EV, projetada especificamente para veículos elétricos. Essa plataforma também é compartilhada com outros modelos, incluindo o Nissan Aryra.

Alavanca de câmbio está na coluna de direção ( Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

O motor elétrico produz 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, oferecendo quatro níveis de frenagem regenerativa. Esse bloco elétrico é uma criação totalmente nova desenvolvida pela Aliança, sendo usado por seus diferentes parceiros e fabricado em duas instalações: no Japão para a Nissan e em Cléon, na França, para a Renault.

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Uma característica interessante é que ele não requer metais de terras raras, o que reduz tanto o impacto ambiental quanto o custo de produção em larga escala. Esse motor pesa apenas 145 quilos, incluindo a transmissão.

O Megane E-Tech acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, proporcionando uma experiência de direção emocionante, mas bem atrás de modelos como o Volvo EX30. A bateria de 60 kWh conta com sistemas de gerenciamento de energia e várias opções de recarga. A autonomia é de 337 km no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

A bateria é composta por 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas e possui uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante esse período, as baterias serão substituídas gratuitamente caso sua capacidade de carga caia abaixo de 70% do valor nominal.

O carro oferece flexibilidade em termos de recarga, aceitando até 130 kW em carregadores ultrarrápidos (e ultra raros) nas rodovias, 22 kW em sistemas trifásicos de carregamento rápido, além de opções mais lentas em carregadores Wallbox em áreas urbanas. Também é possível carregá-lo em uma tomada doméstica. Em uma recarga ultrarrápida DC, o veículo pode ser carregado de 15% a 80% em apenas 36 minutos, enquanto um carregamento rápido de 22 kW leva cerca de 1 hora e 50 minutos.

Design

O Megane E-Tech 100% elétrico é um pioneiro em incorporar a linguagem de design “Sensual Tech” da Renault. Além disso, ele apresenta o novo logotipo da marca, o “Nouvel’R”. O carro aparenta visual elegante e dinâmico, combinando essas características com um interior amplo e ergonomicamente projetado. Após tantos anos de Dacia no Brasil, nada melhor que um legítimo Renault!

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

O modelo elétrico possui uma distância entre eixos de 2,68 metros e um comprimento total de 4,20 metros. A espessura da bateria é de apenas 110 mm, o que contribui para essas proporções. Além disso, o veículo apresenta maçanetas de porta embutidas e rodas diamantadas de 18 polegadas, proteções na parte inferior da carroceria e nas caixas de roda. Quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem.

O interior do hatch possui um painel revestido com material têxtil e o contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara. Os bancos combinam revestimento premium com material têxtil 100% reciclado. Além disso, os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete, proporcionando maior conforto visual e sonoro.

O Megane E-Tech 100% elétrico oferece uma experiência de alta tecnologia com uma nova tela de multimídia chamada OpenR, que combina de forma integrada o cluster digital de 12,3 polegadas e uma tela de multimídia de 9 polegadas. Essas telas unificadas são recobertas por uma superfície de vidro, criando uma experiência visual contínua para o motorista.

Os detalhes de iluminação interna podem ser personalizados por meio do sistema Multi-sense, localizado no volante. É possível ajustar a intensidade da iluminação e escolher entre 48 cores diferentes para os painéis de portas e instrumentos, adaptando o ambiente de acordo com as preferências e o humor do motorista.

O design inclui a colocação da alavanca de marchas atrás do volante, o que liberou mais espaço entre os dois bancos dianteiros e permitiu a instalação de um porta-objetos aberto com uma capacidade de sete litros, algo inédito.

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

O veículo oferece um porta-malas com capacidade de até 440 litros, sendo totalmente aproveitável, pois os cabos de recarga encontram um compartimento específico de 32 litros, com acesso a partir do forro do assoalho.

A novidade está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne, todas com teto preto Étoilé. Esse veículo representa a primeira fase do plano estratégico global Renaulution, que reflete a nova identidade da Renault, demonstrando o novo posicionamento da marca no Brasil e no mundo.

Segurança

O carro está equipado com uma série de recursos avançados de segurança para reduzir o risco de colisões. Ele inclui alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e assistente de manutenção de faixa (LKA). Além disso, possui frenagem automática de emergência em marcha a ré (Rear AEB) como parte do sistema de frenagem automática de emergência, associado ao alerta de tráfego cruzado traseiro.

O recurso Occupant Safe Exit (OSE) emite um alerta quando um ocupante tenta abrir a porta enquanto um ciclista, motociclista ou outro veículo se aproxima, reduzindo os riscos de acidentes ao sair do veículo. O carro também possui sensores de proximidade na parte frontal e traseira, juntamente com uma câmera que, quando associada ao Smart Rear View Mirror, complementa digitalmente o retrovisor interno tradicional.

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Conclusão

O Renault Megane E-Tech 100% elétrico representa um avanço significativo no mercado de veículos elétricos no Brasil. Com seu design arrojado, tecnologia de ponta, é um legítimo Renault no Brasil. . No entanto, o sucesso dependerá da aceitação e da demanda do mercado por veículos elétricos: com chineses com ótimo custo/benefício e até mesmo modelo da Volvo mais em conta, a vida do Megane não será fácil.

ArquiteturaCarroceria monobloco, monovolume, 5 lugares, 4 portas
MotorElétrico síncrono com rotor bobinado
AlimentaçãoBaterias de íon-lítio
TraçãoDianteira
Bateria60 kWh
Potência máxima (ABNT)220 cv
Torque máximo (ABNT)30,6 kgfm
Rodas e pneus195/60 R18
FreiosDiscos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
DireçãoElétrica com assistência variável (10,4 m de diâmetro de giro)
CâmbioUma marcha à frente e uma à ré
SuspensãoIndependente nas quatro rodas (MacPherson na dianteira e multilink na traseira)
Autonomia495 km na cidade e 463 km na estrada (SAEJ1634), 481 km (SAEJ1634) e 337 km (PBEV) no ciclo misto
Porta de carregamentoAC: CCS Type 2, DC: CCS Combo 2
Tempo de recargaRecarga rápida DC 130 kW (15-80%) – 36 min, Wallbox AC 22 kW (15-80%) – 1h50
Dimensões4.200 mm de comprimento, 1.768 mm de largura (2.055 mm com retrovisores abertos), 1.519 mm de altura (sem barras), 2.685 mm de entre-eixos
Porta-malas440 litros
Peso em ordem de marcha1.680 kg
Peso da bateria394 kg
Velocidade máxima160 km/h
Aceleração 0 – 100 km/h7,4 segundos
Retomada 80-120 km/h4,4 segundos

LISTA DE EQUIPAMENTOS E FICHA TÉCNICA

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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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