Patesca

 

Patesca

Nome estranho esse, não? Mas é comum no dicionário do bom off-roader, que sabe que o guincho é um acessório quase indispensável e que não basta simplesmente tê-lo para tirar o veículo do sufoco. É preciso, também, ter sempre à mão uma Patesca, um item complementar muito barato, que deve fazer parte do equipamento de resgate do veículo.

Ela é nada mais do que uma roldana com o eixo fixo a um gancho ou a uma base com orifício para sua fixação. Sua função é a de dobrar a força do guincho por meio do processo físico de alavanca. Para isso basta passar o cabo através da Patesca (que correrá sobre a roldana), fixá-la em algum ponto de ancoragem, por meio de outro cabo ou cinta de náilon e engatar ao gancho do guincho do próprio veículo.

Ela se torna muito útil quando o veículo está completamente atolado nas quatro rodas, pois acaba diminuindo pela metade o esforço do guincho que, nessa situação, deve fazer muita força.

Pelo fato de permitir ao cabo do guincho fazer curvas, pode ser usada em vários momentos, como no deslocamento do veículo em dificuldade por outro posicionado lateralmente (ângulo de 90º), caso não exista espaço em linha reta.

 

Foto: Internet

Deixe seu comentário: