O T-Cross 2021 entra na era digital

O T-Cross 2021 entra na era digital
O Volkswagen T-Cross 2021 foi lançado e chega nas concessionárias até o fim do mês. Depois do lançamento do irmão Nivus ele não podia ficar pra trás, então uma das principais novidades nos modelos 2021 é a central multimídia VW Play. Porém, como ele é o irmão mais velho, ela ganhou duas novas funções no T-Cross: Park Assist e quatro modos de condução. Mas vamos com calma pra entender tudo que mudou.

VW Play

O VW Play traz tela sensível ao toque de 10,1 polegadas de alta resolução (HD+), anti-riscos e somente com botões virtuais. Entre seus recursos, destaque para a conexão de internet via smartphone do motorista, permitindo o usuário baixar na própria central diversos aplicativos a partir da loja virtual VW Play Apps. Para isso, conta com um HD interno com capacidade de 10 GB, que permite armazenar centenas de mapas do Waze e milhares de músicas, por exemplo. A central conta também com o Manual Cognitivo e o APP “Meu VW”, que possibilita desde esclarecer dúvidas referente ao veículo, até o agendamento de uma revisão periódica na concessionária.

Equipamentos e versões do T-Cross 2021

200 TSI Manual

Desde a configuração 200 TSI com transmissão manual, o modelo traz de fábrica 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), ar-condicionado, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função ‘Tilt Down’ do lado direito, direção elétrica, lanternas em LED, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, luz de condução diurna (DRL) em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, vidros elétricos nas quatro portas, sistema ISOFIX e top tether, entre outros.
Além da central de infotainment VW Play, a versão 200 TSI do SUV compacto passa a contar também de série, a partir da linha 2021, com entrada USB no console central, indicador de controle da pressão dos pneus (RKA), regulagem de altura dos faróis e o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Post Collision Brake), que reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais.
Câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e 2 alto-falantes extras (totalizando 6) estão à disposição como opcionais no Pacote Interactive III.

200 TSI Automático

Já a versão 200 TSI com transmissão automática ganha a mais em relação à manual o controlador da velocidade de cruzeiro, a saída do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro, duas saídas USB para recarga de smartphones também para os passageiros que viajam atrás, volante multifuncional revestido em couro com ‘Paddle Shift’, descansa braço central com porta-objetos e 2 alto-falantes dianteiros adicionais.
Assim como a configuração manual, conta com somente um pacote de opcionais, o Interactive IV, que contempla câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, espelhos retrovisores externos eletronicamente rebatíveis e, como novidade da linha 2021, rodas de liga leve de 17 polegadas Manila diamantadas com parte interna na cor preta (pneus 205/55 R17).

Comfortline 200 TSI

A partir da Comfortline, o SUV passa a contar de fábrica com ar-condicionado com controle digital de temperatura Climatronic, câmera de ré, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, sensor dianteiro de estacionamento (além do traseiro), espelhos retrovisores externos com rebatimento automático, Iluminação ambiente em LED, sistema Kessy, que permite acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor.
Entre as novidades da configuração para linha 2021 estão as rodas de liga leve de 17 polegadas Manila diamantadas com parte interna na cor preta e sistema de Detector de Fadiga do motorista, que analisa uma série de parâmetros e identifica se o condutor está cansado, sugerindo, por meio de um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, um pit-stop para despertar e depois continuar viagem.
Por falar em painel, a versão Comfortline é equipada com o painel de instrumentos Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas 100% digital e configurável.
Como opcionais para a versão Comfortline estão disponíveis o teto solar panorâmico Sky View, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos parcialmente em couro, entre outros.

Highline 250 TSI

Além de todos os itens da Comfortline, a versão topo de linha agrega itens como moldura cromada nos faróis de neblina, frisos cromados na região inferior dos vidros laterais, “rack” de teto em acabamento “Silver anodized”, bancos revestidos parcialmente em couro, espelho retrovisor interno eletrocrômico, pedaleira esportiva com acabamento em alumínio, sensores de chuva e crepuscular e sistema start-stop.
A configuração Highline conta com alguns opcionais exclusivos. A começar pelo sistema de som premium ‘Beats’ com subwoofer e faróis Full LED com iluminação diurna (DRL) em LED também integrada. Ainda conta com a tecnologia Park Assist 3.0 (assistente de estacionamento), que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais, agora com a função de freio de manobra. O teto solar Sky View também é opcional, assim como na Comfortline.

Preços:

• Volkswagen T-Cross 200 TSI Manual – R$ 91.660
• Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático – R$ 99.090
• Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 112.120
• Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI – R$ 120.600

Mecânica do T-Cross 2021

O motor 250 TSI Total Flex equipa exclusivamente a opção topo de linha Highline. Com quatro cilindros injeção direta de combustível e turbo alimentado, este propulsor entrega 150 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque, disponível já a partir de apenas 1.500 rpm, juntamente com a transmissão automática de seis marchas.
Em números, o T-Cross com motor 250 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 198 km/h, tanto com etanol quanto com gasolina. Os números de consumo, de acordo com medições realizadas pelo INMETRO, o Volkswagen obteve 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Nas configurações com motor 200 TSI, com três cilindros, turbo alimentado e injeção direta de combustível, oferece 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque entre 2.000 e 3.000 rpm. Para este motor duas transmissões estão disponíveis: manual e automática, ambas de seis velocidades.
As configurações Comfortline e Highline são equipadas com o recurso “Seletor do Perfil de Condução”, gerenciado na tela do VW Play. Por meio de um botão ao lado da manopla do câmbio, o motorista escolhe a experiência de direção entre os modos ‘Eco’, ‘Sport’, ‘Normal’ e ‘Individual’. O sistema atua no gerenciamento do motor, do ar-condicionado, da transmissão, entre outros parâmetros.
O T-Cross é mais um modelo desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, que pode variar diversas dimensões do veículo. A única medida padrão é a distância do centro do eixo dianteiro à pedaleira. Balanços dianteiro e traseiro e a distância entre os eixos, podem variar. O T-Cross tem 4.199 milímetros de comprimento, 1.760 milímetros de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1.570 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.651 milímetros.
O porta-malas tem capacidade para 373 litros, porém, com o recurso que ajusta a inclinação do encosto do banco traseiro, este número salta para 420 litros.
A versão PCD por enquanto não está disponível no modelo 2021.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Fotos: divulgação

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

One thought on “O T-Cross 2021 entra na era digital

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: