NOTÍCIA – Honda Civic de cara, corpo e alma novos!
A 10a geração do Honda Civic já é conhecida. Ela vai chegar primeiro nos Estados Unidos, como modelo 2016. Mas, a boa é que ela também deverá ser brasileira e, provavelmente, a grande novidade da Honda para o Salão do Automóvel de São Paulo do ano que vem, como modelo 2017.
A briga pela liderança entre os sedãs médios no Brasil, não é das mais fáceis. As japonesas Toyota e Honda sempre estiveram entre os primeiros desse rico segmento. Mas, agora é o Corolla que nada de braçadas em primeiro lugar. Sinal de que o Civic já estava precisando ser renovado há algum tempo
E é exatamente o que essa nova geração está fazendo. O carro é todo novo. Claro que o design mantem a identidade da marca, mas o estilo fastback da traseira, como o do Focus sedã, dá um ar mais esportivo ao modelo. Com isso, a fábrica quer agradar à camada mais jovem de consumidores, que vêem no Civic atual um carro muito conservador. Tanto que o vice-presidente da American Honda Motor Co., John Mendel, disse que essa 10a geração “é simplesmente a maior e mais ambiciosa renovação do Honda Civic em 43 anos de história do modelo”.
Por isso, além do desenho da carroceria, a plataforma é completamente nova: o carro tem 3 centímetros a mais de comprimento e 5 de largura, e 2,5 a menos de altura. Ficou maior por dentro, no porta-malas e é 30 quilos mais leve. Até a posição de dirigir é mais baixa para acentuar essa pegada esportiva. Ganhou mais luxo e equipamentos de segurança sofisticados, como o sistema anticolisão, e de conectividade, como a central multimídia que pode espelhar seu iPhone. Entre as transformações radicais no interior, no novo Civic, o painel de instrumentos não é mais aquele tradicional dividido em dois andares, mas um do tipo convencional, porém, com um ar mais descolado.
Outra grande novidade será a motorização downsizing, ou seja, baixa cilindrada com turbo compressor, parceria que permite consumos e emissões de gases poluentes de carro pequeno, com desempenho de motor grande. O motor 1,5 litro turbo, com injeção direta, do novo Civic fornece 176 cavalos e deverá equipar a versão mais sofisticada EXR. Esse motor também está sendo desenvolvido no Brasil desde 2013, para que se torne flex.
Nas versões LXS e LXR deverá ser usado o atual motor 2.0 de 150 cavalos com gasolina e 155 com etanol, e abandonado o 1.8 do modelo de entrada, que deverá ficar exclusivo do HR-V. Outra novidade será no câmbio: o automático atual de cinco velocidades será substituído por um do tipo CVT (de variação contínua), com 7 posições definidas como se fossem marchas, semelhante ao usado no HR-V.
Continua curioso? Então dá uma olhada no vídeo.
Fotos e vídeo: divultação Honda