Não é só selfie que mata!

A coisa está feia mesmo. Agora, a preocupação não é só com quem retoca a maquiagem ao volante, fuma dirigindo ou se distrai olhando a paisagem. Na era da conectividade, são vários outros os motivos que causam acidentes no trânsito, por motoristas que dirigem às cegas, sem prestar atenção.

A Ford fez uma nova pesquisa sobre o assunto que ilustra os perigos da chamada “direção cega”, ou o tempo gasto com distrações que podem causar acidentes fatais, como enviar uma mensagem de texto ou digitar um número de telefone no celular, além de dirigir com apenas uma das mãos.

O objetivo é desenvolver e difundir novas formas de conexão segura no veículo, como, por exemplo, o sistema Sync com AppLink da Ford, que permite controlar aplicativos de celulares, fazer e receber ligações por comandos de voz, de forma que o motorista continue com a atenção voltada para a via e com as duas mãos no volante.

Ford AppLink

Além disso, a pesquisa é importante, também, para abrir os olhos de muitos motoristas que, apesar de possuírem esses recursos no carro, continuam usando o celular manualmente, simplesmente por preguiça em parear o aparelho ao veículo – o que é feito apenas uma vez, já que nas seguintes ele se conecta automaticamente – ou por desconhecimento.

Um dos dados interessantes relatados é que, em uma simples consulta às mídias sociais, por exemplo, um motorista, dirigindo a 100 km/h, percorre o equivalente a 560 metros ou 5 campos de futebol em cerca de 20 segundos. Já para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor, nas mesmas condições, seriam gastos 4 segundos e percorridos 120 metros, o equivalente a 4 quadras de basquete.

 

A pesquisa foi feita com 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos, na Europa. Metade admitiu ter tirado fotos no volante e um em cada quatro, afirmou já ter feito selfies enquanto dirigia. Mania mundial, esse comportamento de alto risco, mais comum entre os jovens, leva cerca de 14 segundos de distração ao volante, tempo suficiente para percorrer 400 metros ou uma volta completa em uma pista de atletismo.

Veja o infográfico abaixo. Te garanto que, depois de vê-lo, você vai pensar duas vezes antes de usar o celular dirigindo.

Ford Infográfico_Direção Cega-Fev2016 (2895 x 1734)

Fotos e infográfico: divulgação Ford

 

Deixe seu comentário: