Não é só selfie que mata. Enviar msgs também!

Não é só selfie que mata. Enviar msgs também!

A coisa está feia mesmo! Agora, a preocupação não é só com quem fuma dirigindo, retoca a maquiagem ao volante ou se distrai olhando a paisagem. Na era da conectividade, são vários os motivos que causam acidentes no trânsito por motoristas que dirigem sem prestar atenção. É comum ver motoristas falando ao celular e outros até tirando uma selfie. Um horror!

Para ilustrar os perigos da chamada “direção cega”, vamos citar uma pesquisa feita pela Ford sobre o assunto. Nesta pesquisa, foi medido o tempo gasto com distrações que podem causar acidentes fatais, como enviar uma mensagem de texto ou digitar um número de telefone no celular, além de dirigir com apenas uma das mãos.

O objetivo é desenvolver e difundir novas formas de conexão segura no veículo, como, por exemplo, o sistema Sync com AppLink da Ford, que permite controlar aplicativos de celulares, fazer e receber ligações por comandos de voz, de forma que o motorista continue com a atenção voltada para a via e com as duas mãos no volante.

 

 

Além disso, a pesquisa é importante, também, para abrir os olhos de muitos motoristas que, apesar de possuírem esses recursos no carro, continuam usando o celular manualmente, simplesmente por preguiça em parear o aparelho ao veículo – o que é feito apenas uma vez, já que nas seguintes ele se conecta automaticamente – ou por desconhecimento.

Um dos dados interessantes relatados é que, em uma simples consulta às mídias sociais, por exemplo, um motorista, dirigindo a 100 km/h, percorre o equivalente a 560 metros ou 5 campos de futebol em cerca de 20 segundos. Já para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor, nas mesmas condições, seriam gastos 4 segundos e percorridos 120 metros, o equivalente a 4 quadras de basquete.

A pesquisa foi feita com 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos, na Europa. Metade admitiu ter tirado fotos no volante e um em cada quatro, afirmou já ter feito selfies enquanto dirigia. Mania mundial, esse comportamento de alto risco, mais comum entre os jovens, leva cerca de 14 segundos de distração ao volante, tempo suficiente para percorrer 400 metros ou uma volta completa em uma pista de atletismo. Ou seja: selfie mata!!!

 

Veja o infográfico abaixo. Te garanto que depois de vê-lo você vai pensar duas vezes antes de usar o celular dirigindo:

 

 

Fotos e infográfico: divulgação Ford

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br