Na onda do primo rico

Na onda do primo rico

Chevrolet Cobalt 2016

Desde que foi lançado, em novembro de 2011, o Cobalt não recebia nenhuma mudança significativa. Agora, como modelo 2016, os estilistas da GM do Brasil inspiraram-se no Chevrolet Malibu norte-americano e fizeram com que o Cobalt inaugurasse, aqui, o novo padrão de estilo da marca. Nada mais justo, afinal, este sedã compacto, com porte de médio, não tinha no design o seu ponto forte.

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Agora, de “patinho feio” passou a príncipe, ganhou novos conteúdos, uma versão mais sofisticada e, sem dúvida, melhorou muito no visual. As maiores modificações foram na dianteira e traseira e, diga-se de passagem, ficaram coerentes com a lateral. São novos o capô, a grade com duas aberturas com o logo Chevrolet entre elas, faróis mais afilados com dupla parábola, para-choque com mais uma abertura de refrigeração, faróis de neblina e um pequeno spoiler na parte inferior para melhorar a aerodinâmica do sedã.

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Na traseira, o destaque são as lanternas maiores que invadem a tampa do porta-malas, que também é nova e recebeu um discreto aerofólio para dar um ar mais esportivo ao sedã. O para-choque também foi levemente redesenhado, escondendo completamente o cano de escapamento e “camuflando” os sensores de estacionamento (disponíveis só nas versões de luxo), deixando todo o conjunto com um visual mais limpo e agradável. Como não podia deixar de ser, as rodas em alumínio também possuem novo desenho.

Dentro, o Cobalt só passou por pequenas evoluções. Continua com o ótimo espaço interno, que acolhe cinco adultos, sem apertos. Mas, foram melhorados os materiais empregados no acabamento: tem novos tecidos de revestimento, podendo-se optar por acabamento em couro bicolor (preto e marrom); o ar-condicionado tem novos comandos mais simples; e os painéis de portas foram redesenhados, com novo posicionamento dos puxadores e comandos dos vidros elétricos.

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Conectividade

A maior novidade, de série a partir das versões LTZ, fica por conta da estréia do sistema de multimídia MyLink 2, que adota botões para acionamento do rádio e permite a operação do smartphone diretamente na tela de 7 polegadas, eliminando a necessidade de espelhamento. A partir da versão LTZ Automática, o Cobalt também vem equipado com o sistema OnStar. Operado por meio de botões na base do espelho retrovisor interno, o sistema acessa direto 20 serviços (inclusive de emergência) por meio de uma central de atendimento 24 horas. O serviço é gratuito por 12 meses, a partir da data da compra, e funcionam desde que um telefone celular esteja conectado.

Além de melhorar o conteúdo de série em todas as versões (ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e chave tipo canivete são de série desde a versão de entrada) para tentar recuperar a liderança do segmento, que foi perdida para o Honda City, a GM criou a nova versão Elite. Vendida em pacote único, essa versão topo de linha vem bem equipada. Além dos sistemas de entretenimento e serviço, vem com revestimento em couro bicolor, frisos cromados externos, rodas exclusivas e os úteis sensores crepuscular e de chuva.

Só por fora

Se no que é visível o Cobalt ganhou atenções, no que fica por baixo da carroceria continua exatamente igual. As versões LT e LTZ podem ser equipadas com os antiquados motores 1.4 Econo.Flex, que desenvolve 102 cavalos e 13,0 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, ou o 1.8 Econo.Flex de 108 cavalos e 17,1 kgfm, também com o combustível de cana. O câmbio é manual de cinco marchas. A 1.8 LTZ pode ser equipada com o câmbio automático de seis marchas, ficando com o mesmo conjunto mecânico que é de série na versão Elite. Segundo a fábrica, com motor 1.8, câmbio manual e etanol como combustível, o Cobalt faz de 0 a 100 km/h em 10 segundos e chega aos 170 km/h de velocidade máxima.

Pena que ainda não foi desta vez que a GM aproveitou para equipa-lo com alguns itens de segurança. Em todas as versões do Cobalt, faltam o apoio de cabeça e cinto de três pontos no meio do banco traseiro; fixação Isofix de cadeiras infantis; airbags laterais e os importantes controles eletrônicos de estabilidade e tração. Estas ausências não se justificam em carros atuais.

Ah… ia me esquecendo: os preços dos modelos 2016 também aumentaram, em média, 5 mil reais!

Cobalt 1.4 LT                                   R$ 52.690

Cobalt 1.4 LTZ                                 R$ 57.590

Cobalt 1.8 LTZ                                 R$ 59.990

Cobalt 1.8 LTZ Aut.                        R$ 65.990

Cobalt 1.8 Elite                                R$ 67.990

 

Ficha Técnica Cobalt 1.4 LT e LTZ – 2016

Ficha Técnica Cobalt 1.8 LTZ e Elite – 2016

 

Fotos: divulgação GM do Brasil

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br