Na liderança, Fiat Strada comemora 25 anos de história

Na liderança, Fiat Strada comemora 25 anos de história

Picape compacta completa 25 anos com legado de inovações. Fiat Strada é o automóvel mais vendido no Brasil desde 2021

Este mês de outubro marca uma data de destaque para um dos veículos leves mais importante do mercado brasileiro. Há 25 anos, no dia 24 de outubro de 1998, surgiu a Fiat Strada, uma picape compacta que tem lugar cativo na história do carro no Brasil. De comercial leve mais vendido, passou a ser o automóvel mais vendido do país desde 2021.

Ela surgiu no final dos anos 1990 como uma picapa derivada do Fiat Palio, projetada para substituir a Fiorino Pick-up, derivada do Uno. Maior e mais moderna, a Fiat Strada foi lançada apenas com cabine simples nas versões Working, Trekking e LX. Aliás, a versão de trabalho, a “Working”ficou com essa alcunha durante vários anos.

Veja fotos da Strada

O produto teve várias inovações nestes 25 anos. Por exemplo, foi a primeira picape compacta com cabine estendida no Brasil, versão lançada em 1999. Em 2009, a Fiat surpreende ao lançar a versão cabine dupla. Em 2013, a picape passou a contar com a inusitada terceira porta, proporcionando maior comodidade de acesso à cabine.

Em 2020, chegou a nova geração com destaque para a cabine dupla com quatro portas, mais uma inovação no currículo. Com tal atributo, passo a ser, desde 2021, o carro mais vendido no Brasil. Ao longo desse quarto de século, foram mais de 2 milhões de unidades vendidas. De janeiro a setembro de 2023, foram 86 mil emplacamentos no Brasil. Aliás, o produto também é exportado para países como Uruguai, Paraguai e Argentina.

“A Strada é um verdadeiro case de sucesso tanto na indústria automotiva nacional quanto para a Fiat. Vale relembrar que a Nova Fiat Strada lançada em 2020 elevou o modelo a outro patamar, permitindo um volume de vendas duas vezes maior que a geração anterior em relação e conquistando clientes do segmento de veículos de passageiros”, comemora Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

E desde agosto de 2023, a Fiat Strada 2024 passa contar com motor 1.0 Turbo, outra solução inédita na categoria. Nas versões Ultra e Ranch, o produto tem motor T200 Flex, com 130 cv (com etanol) e 125 cv (com gasolina), além de um torque de 200 Nm. O câmbio é do tipo CVT, outra inovação no segmento.

Linha do tempo – 25 anos da Fiat Strada 

1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv). 

1999: Chega à versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba. 

2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez em sua categoria. 

2001: É lançada a série especial MTV. 

2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v. 

2004: Vez da segunda reestilização. A Strada recebeu novo interior, nova carroceria e novos conteúdos. 

2006: É lançada a série especial Try on Adventure. 

2007: Chega a série Original Adventure. 

2008: Ano da terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker. 

2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil. 

2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.  

2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla. 

2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões. 

2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla. 

2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure. 

2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.  

2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia. 

2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).  

2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019. 

2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada, que ficou mais robusta, tecnológica e moderna. 

2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT e se torna a primeira com transmissão automática de sua categoria no país. 

2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e é lançada a versão Ultra. 

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: