Mercedes-Benz lança nova geração do Classe S

Mercedes-Benz lança nova geração do Classe S

Quando o modelo de entrada de sua marca é um carro de luxo, renovar o topo de linha é um negócio complicado. Mas não para a Mercedes-Benz. A estrela de três pontas acaba de apresentar na nova geração do Classe S, que estreia com um monte de novidades, que o amigo pode duvidar se cabe tudo dentro desse gigante de quase cinco metros e meio.

Seu desenho é uma evolução da atual geração, sem grandes radicalismos. A grade mantém seu desenho clássico, sem exagerar nas proporções, como tem acontecido com a rival BMW. E o emblema segue no topo do capô, que identifica que se trata de uma versão com apelo ao conforto, sem o viés esportivo dos modelos que levam a estrela na grade.

Na traseira, a grande novidade são as lanternas. Elas utilizam formas triangulares invertidas, como na atual geração do CLA. É um carro muito agradável aos olhos.

Mas não é só de beleza que o Classe S ratifica sua condição de maior astro da constelação da Mercedes. O sedã chega em sua nova geração com aprimoramento do sistema de segurança Pre Safe, que adiciona detector de colisão lateral, batizado de Side Impulse. O carro é capaz de perceber o obstáculo em sua trajetória e eleva a suspensão do lado do impacto para mitigar os danos.

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Por dentro do Classe S

 

O Classe S também inaugura o inédito airbag traseiro. Esse equipamento infla para proteger quem viaja atrás. Afinal, na maioria das vezes, quem se senta nos confortáveis assentos traseiros do Classe S são os donos do carro, assim como grandes executivos e chefes de estado. Então, a bolsa frontal para a segunda fileira chega como um recurso extra, mas que não desobriga o uso do cinto de segurança.

Ainda por dentro, o top de linha abre mão do quadro de instrumentos de duas telas e volta a utilizar uma tela para leitura de viagem, em 3D, e outra para multimídia, sistema de assistência por voz MBUX, climatização e demais funções. O que chama atenção é o tamanho dessa tela OLED, que se integram ao console central. Atrás dela fica um porta objetos.

O MBUX, além de conversar com o motorista, ajustar o ar-condicionado e abrir ou fechar janelas, agora passa a ter mais atuação e pode ser controlado inclusive por quem viaja no banco traseiro: o patrão.

Os bancos são um espetáculo à parte. Além dos ajustes elétricos, contam com massageadores e almofadas nos encostos de cabeça. O sistema de áudio Burmester conta com um conjunto de alto-falantes que criam sonoridade 4D no carro.

O sistema é vinculado com a função Fit & Healthy, que combina massagem com música para reduzir o estresse. Se o motorista estiver com um wearable (relógio ou fita inteligente) é possível conectar ao carro para que ele defina qual é o melhor chamego para o momento.

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Fora da cabine

 

Um carro do tamanho do Classe S, com cerca de 5,3 metros de comprimento e 3,2 metros de entre-eixos, não é fácil de manobrar. Ainda mais que 90% dos compradores optam pela versão alongada. Para facilitar a vida do motorista, o sedã conta com eixo traseiro direcional. As rodas podem esterçar em ângulo de até 10 graus.

Sob o capô, o Classe S estreia com dois motores, o primeiro é uma unidade 3.0 de seis cilindros biturbo, de 435 cv e 52 mkgf, que conta com eletrificação 48V, que adiciona 25 mkgf de torque e 22 cv temporariamente.

O segundo bloco é o V8 biturbo 4.0, e, segundo a marca, também receberá módulo 48V, que permitirá que ele rode até 100 km/h apenas na eletricidade. Ela não dá detalhes de potência, mas é sabido que essa unidade oferece valores entre 480 cv a 630 cv, dependendo do modelo. A transmissão é automática de nove velocidades e a tração é integral.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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