Marca ou religião

Marca ou religião
Eu também tive meu dia de Denis Hooper em Easy Rider

Por Tite Simões

Um dos estudos mais interessantes da comunicação é sobre os símbolos, ou ícones. Existem ótimos livros a respeito da natureza dos símbolos, desde as inscrições rupestres até hoje. Quando analisamos a religião por meio dos símbolos, aí começamos a entender muito do que somos atualmente. Até o mais cético dos ateus se rende a um ou outro “graças a Deus”, ou “se Deus quiser”. Por ser essencialmente dogmática, religião é algo que não se explica, nem vale a pena tentar decifrar. Cada um tem a sua e vive – ou morre – com ela como bem quiser.

Mesmo sendo inaceitável é compreensível, porque desde a evolução da primeira bactéria em um ser humano convivemos com algum tipo de religião. E a base da religião são os ícones, as imagens. Seja um crucifixo, uma estrela de seis pontas, um Buda gorducho, os santos… são infinitas imagens atreladas às religiões. Portanto, é natural que um religioso carregue e defenda uma imagem sacra como quem defende tudo que está por trás dela.

O que não é natural e menos compreensível é ver pessoas aparentemente esclarecidas defendendo uma marca ou produto com o mesmo fervor que professa a fé religiosa. É mais fácil entender e analisar o fanatismo por algum time de futebol (incluindo a Portuguesa em São Paulo e o América do Rio) do que explicar a defesa cega de uma marca de moto, carro, eletrodoméstico, cerveja etc.

Já escrevi várias vezes que o maior censor do trabalho dos jornalistas especializados não é o departamento de comunicação das montadoras, mas os donos dos carros e motos. Em resumo, funciona assim: se um jornalista elogia um produto, o produto é bom; se o jornalista critica o produto, o jornalista é ruim!

Da mesma forma que ninguém admite que sua religião é fajuta, dificilmente se vê alguém admitindo que comprou um veículo ruim.

Quer exemplos? Basta criticar marcas como BMW e Harley Davidson para o jornalista virar alvo de linchamento público. Não existe nenhuma sólida argumentação técnica sequer que justifique a adoração a qualquer modelo da Harley-Davidson. Pelo contrário, é um produto tão simples que só recentemente recebeu injeção eletrônica. Mesmo assim, para os donos, é alvo de adoração dogmática. E ai de quem criticar uma HD! Vai arder no fogo do inferno.

Não precisa ajoelhar, é só uma marca.

O caso das Harley é parcialmente justificável pelo retrospecto histórico da marca. Eu já escrevi a história dela algumas vezes: quando completou 90, 95 e 100 anos (e os 110 estão vindo aí!). Por ser um dos poucos produtos americanos ainda fabricados nos Estados Unidos, revela-se um lado ufanista por trás desta adoração. Ter uma Harley nos Estados Unidos faz qualquer pessoa, por mais mau caráter que seja, ser considerada como “um verdadeiro americano”. O departamento de marketing da fábrica sabe disso e reforça essa característica.

 

Por todos os percalços que passou, quase fechando as portas, a marca recebeu um valor emocional que supera qualquer análise do produto em si. Pude comprovar este fenômeno em 1997 quando comprei um isqueiro Zippo (outro ícone americano) com o logotipo HD e eu nem sequer fumo!

Eu comprei um isqueiro Zippo da Harley, mas não fumo!

Por isso, os mais diferentes analistas do mercado afirmam que ninguém compra uma Harley pelo que oferece mecanicamente, mas pelo que ela significa em termos de estilo de vida. Assim como a religião, não se encontra uma explicação minimamente sensata para esta adoração, a não ser fazer parte da uma turma, de uma fé.

Esta é a fachado do Harley Rock Café em Las Vegas, um verdadeiro templo à marca.

Com outras marcas centenárias como BMW ou Ducati esta adoração se repete em escalas diferentes. Como motociclista, eu passei a vida olhando para a marca BMW como um objetivo a ser alcançado, sem levar em conta aspectos secundários como estilo de vida, status, etc. Minha ambição visava somente a qualidade do produto.

Mas… Tempos modernos! A economia deu reviravoltas no mundo e quem tinha grana está penhorando até as cuecas, enquanto quem era duro já conseguiu atingir seus objetivos. Essa mudança forçou a BMW a produzir modelos mais acessíveis, além de aumentar a produção e fabricar em outros países, como a China e Brasil.

Yes, nós temos Harley montada em Manaus

Reflexo deste crescimento, ou não, a marca que recebia o status de campeã de qualidade já mostra o peso da maior escala de produção. Constantes recalls e defeitos persistentes têm deixado os donos de BMW frustrados com a marca. Eu mesmo enfrentei um calvário com uma F 650GS que, de longe, foi a moto mais problemática da minha longa carreira motociclística!

Mesmo assim, quando se observa a série K 1300 ou a nova S 1000RR percebe-se que existe uma preocupação com acabamento e tecnologia que ratificam a fé na marca.

Então, como entender pessoas que defendem marcas menos “nobres” como Suzuki, Kawasaki, Honda ou Yamaha como se fossem os mais elevados símbolos de fé e devoção? Definitivamente, não consigo entender os “marquistas”, pessoas que de tanto admirar uma marca a defendem à beira da violência física. Lembra o fanatismo religioso que faz um sujeito amarrar 10 kg de explosivo no corpo e se arrebentar no meio da multidão, só porque prometeram o reino dos céus, além de algumas virgens.

Depois de passar 35 anos testando motos, confesso que não consigo ver uma diferença entre as grandes japonesas que justifique essa síndrome de fidelidade cega às marcas. Todas elas têm bons produtos e outros nem tanto. Juro por Deus (olha aí…) que não existe análise estritamente técnica e fria que coloque uma delas em evidência, quando se avaliam exclusivamente os produtos.

Atualmente, o que mais diferencia as marcas é o quanto de investimento podem fazer em divulgação e pós-venda. Quem aparece mais, vende mais, aumenta o faturamento, investe mais em propaganda, torna-se mais vista, vende mais e assim por diante. Neste papel de “aparecer mais” está incluída a necessidade de expandir os pontos de venda.

Mesmo assim, tem os marquistas que julgam uma marca de moto com a mesma flacidez científica que se avalia uma religião. Aliás, a religião é o melhor exemplo, porque podemos encontrar religiosos que adotam uma fé e vivem assim tranquilamente e encontramos também aqueles que não se conformam apenas em professar a sua fé, mas insistem e brigam para convencer que a dele é melhor que a dos outros e que todo mundo tem de adotá-la. Daí as intermináveis guerras em nome da religião em pleno século 21.

Amigo(a) leitor(a), da próxima vez que entrar em uma discussão, seja pessoalmente ou pela internet, para defender a “sua” marca, pense na religião: você pode estar prestes a entrar em uma cruzada totalmente sem sentido!

 

Fotos: divulgação

 

[su_divider]

 

 

Tite Simões é Jornalista, piloto de teste e instrutor do curso Abtrans de Pilotagem.

Contato: info@abtrans.com.br

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

3 thoughts on “Marca ou religião

  1. Excelente texto! Motociclismo é e deve ser democrático. Mais importante que a marca ou a moto são as sensações alcançadas ao se pilotar.
    Só uma pequena retificação… a Harley Completa em 2018 os seus 115 anos e não 110 anos como consta no texto.
    No mais… parabéns pelo excelente texto.
    Grande abraço!

  2. Excelente texto. Tite, uma ideia que eu tive, você podia escrever sobre motos que já teve, citando qualidades/ defeitos, sua opinião sobre o modelo….Mas sem deixar de escrever esses artigos reflexivos. Estou amadurecendo a ideia de mais pra frente ter uma moto (lazer), para passear, curtir… sem pressa. Como vc já contou em outro texto, seria um uso como era na década de 70. Sinto falta de bons textos disponíveis pela internet, sobre modelos do passado. Gosto muito de carro, sei onde achar textos com boa informação/ conteúdo, bons jornalistas….mas sobre moto, na minha percepção é bem limitado.

  3. HD é uma moto ruim. É como você disse: só tem história. Mas mesmos assim quase fechou. Harlwy nao anda, não curva e não freia. Mas pra que freio se não anda? E pra que andar se não curva? Meu vizinho compeou uma. Todo ouço daqui do sétimo andar onde moro ele ralando a moto no chão quando curva dentro do condomínio. Isso mesmo!! Ja tatuou a logo no último encontrou da marca. Ta feliz com uma moto que nao dá o maior prazer de pilotar uma moto: curvar. Bom texto, meu nobre colega Tite!!

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: