Lynk & Co confirma chegada ao Brasil em 2026

Lynk & Co confirma chegada ao Brasil em 2026
Lynk & Co 06

Mais uma marca chinesa de carros eletrificados vem aí. Falamos da Lynk & Co, divisão do Grupo Geely – que também é dono de Volvo e Zeekr. Segundo fontes ligadas à marca, o processo está na fase de seleção de concessionárias.

A operação da Lynk & Co por aqui, no entanto, será própria e não terá qualquer relação com as “primas”. Também não vai existir conexão com a Renault – que recentemente fechou acordo com a Geely para vender – e possivelmente até fabricar – os carros da marca chinesa por aqui.

A estratégia definida pela Lynk & Co prevê uma estrutura independente de expansão acelerada – justamente por isso os carros que serão oferecidos pela L&C custarão menos do que os já ofertados pela Zeekr (hoje, com preços a partir de R$ 298 mil).

Os carros da Lynk & Co?

A aposta inicial, se seguirmos por essa linha, é de que o primeiro modelo a chegar será o SUV compacto 06, que tem 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,54 m de entre-eixos – praticamente o tamanho de um Volvo XC40 ou de um Zeekr X, com quem também compartilha plataforma, conhecida como CMA.

Se trouxermos mais para a realidade, seria mais ou menos o tamanho de um Volkswagen T-Cross ou mesmo de um Jeep Renegade.

Na China, o Lynk & Co 06 tem versão com motor à combustão e a promessa de uma híbrida plug-in (PHEV, que pode ser recarregado na tomada) que une um motor 1.5 turbo a outro elétrico, que juntos podem render 190 cv. A bateria – a mesma do Volvo XC40 T5 – tem 10,7 kWh e garante 55 quilômetros de rodagem no modo puramente elétrico.

Lynk & Co 06
Lynk & Co 06 é um SUV compacto híbrido que usa a mesma plataforma do Volvo XC40

Lynk & Co 01 também está na mira

Outro modelo que pode pintar por aqui no ano que vem é o 01, este um SUV médio – embora também fabricado sobre a plataforma modular CMA do Volvo XC40, a mesma do 06.

Maior que o “irmão” – são 4,55 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,69 m de altura e 2,73 m de distância entre os eixos -, ele também tem mais espaço interno e porta-malas superior (são 466 litros no 01 contra 340 l no 06, que tem bagageiro menor para poder suportar a bateria da configuração PHEV).

O 01 pode ter três tipos de motorização: híbrido convencional (HEV) com motor 2.0 turbo de 197 cv unido a um elétrico; híbrido plug-in (PHEV) com a combinação de um motor 1.5 turbo de 150 cv a outro elétrico de 54 cv; e uma segunda variante da configuração plug-in com 180 cv no motor a combustão e 82 cv no elétrico (totalizando 261 cv).

A bateria do Lynk & Co 01 tem 17,6 kWh e pode fazê-lo rodar até 75 quilômetros no modo puramente elétrico, segundo dados do padrão europeu WLTP.

Lynk & Co 01
Lynk & Co 01: modelo usa a mesma base CMA do 06, mas com dimensões de SUV médio
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tadeu Engel

Tadeu Engel

Tadeu Engel, jornalista, trabalhou por muitos anos em fábricas automotivas do ABC paulista e hoje dedica seu tempo fazendo o que mais gosta: falar sobre carros.