Lynk & Co confirma chegada ao Brasil em 2026

Mais uma marca chinesa de carros eletrificados vem aí. Falamos da Lynk & Co, divisão do Grupo Geely – que também é dono de Volvo e Zeekr. Segundo fontes ligadas à marca, o processo está na fase de seleção de concessionárias.
A operação da Lynk & Co por aqui, no entanto, será própria e não terá qualquer relação com as “primas”. Também não vai existir conexão com a Renault – que recentemente fechou acordo com a Geely para vender – e possivelmente até fabricar – os carros da marca chinesa por aqui.
A estratégia definida pela Lynk & Co prevê uma estrutura independente de expansão acelerada – justamente por isso os carros que serão oferecidos pela L&C custarão menos do que os já ofertados pela Zeekr (hoje, com preços a partir de R$ 298 mil).
Os carros da Lynk & Co?
A aposta inicial, se seguirmos por essa linha, é de que o primeiro modelo a chegar será o SUV compacto 06, que tem 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,54 m de entre-eixos – praticamente o tamanho de um Volvo XC40 ou de um Zeekr X, com quem também compartilha plataforma, conhecida como CMA.
Se trouxermos mais para a realidade, seria mais ou menos o tamanho de um Volkswagen T-Cross ou mesmo de um Jeep Renegade.
Na China, o Lynk & Co 06 tem versão com motor à combustão e a promessa de uma híbrida plug-in (PHEV, que pode ser recarregado na tomada) que une um motor 1.5 turbo a outro elétrico, que juntos podem render 190 cv. A bateria – a mesma do Volvo XC40 T5 – tem 10,7 kWh e garante 55 quilômetros de rodagem no modo puramente elétrico.
Lynk & Co 01 também está na mira
Outro modelo que pode pintar por aqui no ano que vem é o 01, este um SUV médio – embora também fabricado sobre a plataforma modular CMA do Volvo XC40, a mesma do 06.
Maior que o “irmão” – são 4,55 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,69 m de altura e 2,73 m de distância entre os eixos -, ele também tem mais espaço interno e porta-malas superior (são 466 litros no 01 contra 340 l no 06, que tem bagageiro menor para poder suportar a bateria da configuração PHEV).
O 01 pode ter três tipos de motorização: híbrido convencional (HEV) com motor 2.0 turbo de 197 cv unido a um elétrico; híbrido plug-in (PHEV) com a combinação de um motor 1.5 turbo de 150 cv a outro elétrico de 54 cv; e uma segunda variante da configuração plug-in com 180 cv no motor a combustão e 82 cv no elétrico (totalizando 261 cv).
A bateria do Lynk & Co 01 tem 17,6 kWh e pode fazê-lo rodar até 75 quilômetros no modo puramente elétrico, segundo dados do padrão europeu WLTP.