Luxo à francesa

Novo DS5

Em um mundo onde a calça jeans carimba todo mundo com a mesmice, ser diferente acaba sendo uma necessidade. E é exatamente com o mote de “um verdadeiro objeto de exceção e prazer” que a DS Automobiles, a divisão de luxo da Citroën, está colocando no mercado o novo DS5, com um preço a partir de 137.990.

E não é exagero. O DS5 realmente chama a atenção pela ousadia das linhas e luxo, uma característica dos modelos DS desde que foram lançados, em 1955. A primeira geração durou até 1975 e foi um grande sucesso mundial. Para reeditar esse conceito, a Citroën apresentou no Salão de Genebra de 2009, um conceito do DS que foi lançado no mercado no ano seguinte, criando inclusive a marca separada para o novo produto, transformando-a na divisão de luxo.

O modelo 2016 se diferencia pela nova grade com formato hexagonal, com contorno cromado e o logotipo DS no centro. São novos também os faróis, que associam as tecnologias LED e Bi-xênon, junto com as novas luzes deslizantes indicadoras de direção e entradas de ar laterais. Visto de lado, além das novas rodas, o destaque continua senso o friso cromado que vai dos faróis até as janelas dianteiras e que lembra um sabre. Na traseira, são as duas saídas de escapamento integradas ao para-choque, bem como as seis guias de luz das lanternas que caracterizam o modelo.

CL 15.046.002 (1649 x 953)

Internamente, todo o habitáculo tem inspiração aeronáutica. Começa pelo teto em estilo “cockpit”, com três aberturas para a passagem de luz, passando pelos bancos dianteiros que são envolvidos pelo painel como o de um avião de caça, além de vários comandos reunidos em dois consoles, um baixo e outro no teto. Para completar o estilo, o volante é achatado na base e possui Head up Display, que lembra o visor de uma aeronave. Para complementar o requinte interno, além de detalhes em metal polido, o DS5 tem à disposição três tipos de couro, inclusive o chamado semi-anilina, mais macio e brilhante, que raramente é usado em automóveis. Como novidade, tem também a opção de couro nappa, na cor chocolate.

O sistema multimídia agora conta com uma tela de 7 polegadas, colorida e sensível ao toque, que reúne as funções de navegação, música, configuração do carro, computador de bordo e telefonia. Além disso, o sistema disponibiliza o Mirror Link (Android) e o CarPlay (iOS), permitindo que os aplicativos de seu smartphone sejam espelhados na tela.

No quesito segurança, o DS5 vem com auxiliar de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, seis airbags, além de cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. O conforto do motorista e passageiro que vai à frente é garantido por bancos com regulagens elétricas, equipados com massageadores e memória de posição.

No desempenho, não fica atrás. É equipado com um motor turbo de 165 cavalos, desenvolvido em parceria com a BMW, ligado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, com opção de modo esportivo e trocas sequenciais manuais na alavanca de seleção. Com esse conjunto, o novo DS5 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chegar aos 211 km/h de velocidade máxima.

Preço: a partir de R$ 137.990

Ficha Técnica e equipamentos de série e opcionais

 

Fotos: divulgação DS/Citroën

Deixe seu comentário: