Leapmotor B10 será 2º Modelo da Marca no Brasil

Leapmotor B10 será 2º Modelo da Marca no Brasil

A Leapmotor, marca chinesa que opera sob a estrutura do grupo Stellantis, confirmou oficialmente o B10 como seu segundo modelo a ser comercializado na América do Sul. O SUV elétrico de médio porte será lançado no Brasil e Chile logo após a introdução do C10, primeiro veículo da fabricante na região, consolidando a estratégia de expansão da marca em mercados emergentes.

Especificações Técnicas e Desempenho

O Leapmotor B10 chegará ao mercado brasileiro com opções de motorização totalmente elétrica. De acordo com as informações técnicas já divulgadas para o mercado europeu, o modelo será oferecido em duas configurações de potência, ambas com tração dianteira.

A versão mais básica será equipada com um motor elétrico síncrono de 177 cv, que permite ao SUV atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Já a configuração mais potente entregará 214 cv, elevando a velocidade máxima para 170 km/h. Embora detalhes sobre a capacidade da bateria e autonomia ainda não tenham sido divulgados oficialmente, espera-se que o B10 ofereça números competitivos para o segmento.

Um dos principais diferenciais técnicos do B10 é a utilização da nova arquitetura LEAP 3.5, plataforma que poderá ser compartilhada futuramente com modelos da Stellantis como parte do acordo entre as empresas. Esta arquitetura proporciona um alto grau de integração eletrônica, com diferentes sistemas (controle de bateria, motor, ADAS e plataforma) conectados a uma central única, equipada com o chip Snapdragon 8155 da Qualcomm.

Esta integração centralizada não apenas acelera o tempo de resposta dos equipamentos, proporcionando uma experiência mais fluida e ágil para o motorista, como também resulta em sistemas menos complexos e mais leves, contribuindo para a eficiência energética do veículo.

Dimensões e Posicionamento no Mercado

Com 4,51 metros de comprimento, 1,88 de largura, 1,65 de altura e distância entre-eixos de 2,73 metros, o Leapmotor B10 se posiciona como um concorrente direto de modelos como o Jeep Compass e o BYD Yuan Plus. As dimensões são muito próximas às do Yuan Plus, que possui 4,42 metros de comprimento, 1,87 de largura, 1,61 de altura e 2,72 metros de entre-eixos.

Design e Características Externas

Embora o B10 ainda não tenha sido completamente revelado ao público global (sua apresentação oficial acontecerá no Salão de Shanghai), as imagens registradas na China mostram um design que compartilha elementos estéticos com o C10, primeiro modelo da marca previsto para o Brasil.

Entre os destaques estão as linhas que remetem aos SUVs da Porsche, com farois posicionados no para-choque, DRL (luzes diurnas) finas que se unem a uma barra horizontal abaixo do capô, e lanternas traseiras conectadas. O veículo também contará com maçanetas retráteis, rodas de 18 polegadas, retrovisores em preto e um pequeno spoiler no teto.

Tecnologia e Segurança

Embora detalhes do interior permaneçam em segredo, espera-se que o B10 seja equipado com um sistema de câmera de 360 graus e sensor LiDAR para reforçar os sistemas de assistência ao motorista (ADAS).

Expectativa de Preços e Disponibilidade

Na Europa, o Leapmotor B10 está previsto para chegar às concessionárias ainda em 2025, com preços abaixo de 30 mil euros (aproximadamente R$ 190 mil na conversão direta, sem considerar impostos locais). No mercado chinês, onde o lançamento ocorrerá já no início de 2025, os preços devem variar entre 100 mil e 150 mil yuans (cerca de R$ 83 mil a R$ 125 mil na conversão direta).

Para o Brasil, embora os valores oficiais ainda não tenham sido anunciados, o B10 deverá seguir a estratégia de posicionamento premium, mais competitivo, da Leapmotor. A chegada do modelo ao mercado brasileiro está prevista para ocorrer após o lançamento do C10, primeiro veículo da marca no país.

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.