Nissan Inicia Produção do Novo Kicks

A Nissan do Brasil inicia hoje a produção pré-série do novo Nissan Kicks na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, marcando uma etapa importante em seu atual plano de investimentos de R$ 2,8 bilhões no país. O SUV compacto, completamente redesenhado, chega ao mercado em breve com design renovado, dimensões ampliadas e novidades tecnológicas.
Investimento Estratégico
A Nissan, presente no Brasil desde 2000, inicia agora uma nova etapa com grandes investimentos no Complexo Industrial de Resende. Os R$ 2,8 bilhões serão usados para produzir dois novos SUVs – o novo Kicks e um segundo modelo subcompacto ainda não detalhado – além de desenvolver um motor 1.0 turbo flex nacional para equipar o novo Kicks.
A fábrica de Resende foi modernizada para produzir o novo Kicks, com a instalação de 98 novos robôs e 29 AGVs (veículos guiados automaticamente) que transportam componentes pela linha de montagem. Embora a capacidade total da planta seja de 32 veículos por hora, a produção inicial do novo modelo será limitada a apenas duas unidades pré-série diárias.
O Novo Kicks
Design
O novo Nissan Kicks apresenta um design radicalmente diferente de seu antecessor, com inspirações provenientes do mundo esportivo. A grade frontal remete à proteção metálica dos capacetes de futebol americano, enquanto as luzes diurnas em barras integradas à grade fazem alusão à pintura preta sob os olhos dos jogadores. Os para-lamas mais largos simbolizam as volumosas ombreiras características deste esporte.
Outro elemento distintivo aparece na base dos para-choques e nas saias das portas, onde um padrão hachurado (linhas finas, paralelas e próximas) se inspira nas solas “waffle” dos tênis esportivos. O tradicional teto contrastante continua disponível, mas agora vem complementado por uma peça de vidro que cria uma separação visual entre o teto e o restante da carroceria.
Dimensões e Interior
O Kicks 2025 cresceu em todas as suas dimensões em relação à geração anterior. O SUV agora mede 4,37 metros de comprimento (aumento de 5,6 cm), 1,80 metro de largura (mais 4 cm), 1,63 metro de altura (adicionais 2 cm) e possui entre-eixos de 2,66 metros (incremento de 3,6 cm). Estas alterações resultaram em um habitáculo mais espaçoso, oferecendo 4,3 cm a mais para os ombros e 2,2 cm adicionais para as pernas dos ocupantes.
O interior do veículo passou por uma transformação significativa. Na versão topo de linha SR, o painel conta com um conjunto de telas flutuantes que somam 24,6 polegadas (divididas em dois displays de 12,3 polegadas cada – um para o quadro de instrumentos e outro para o sistema multimídia). O ambiente interno recebeu superfícies macias ao toque, costuras aparentes e um novo sistema de ar-condicionado automático com comandos táteis.
Evolução Técnica com Nova Plataforma
A adoção da plataforma CMF-B representa um salto técnico para o novo Kicks. Esta arquitetura, na sua versão mais sofisticada (CMF-B HS), substitui a plataforma “V” utilizada na geração atual e traz melhorias significativas. Entre elas, destaca-se a troca da suspensão traseira de eixo de torção por um sistema multilink independente, além da possibilidade de oferecer tração integral.
O novo Kicks incorpora também tecnologias de condução semi autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e sistema de frenagem automática de emergência.
Novidades Mecânicas e Motorização
O Novo Kicks será equipado com um inédito motor 1.0 turbo flex, derivado do antigo propulsor três-cilindros 1.0 aspirado do March, mas com características distintas do motor utilizado no Renault Kardian.
Este novo motor será produzido localmente em Resende, como parte do plano de investimentos da montadora. A produção deste propulsor representa um avanço importante na estratégia de nacionalização de componentes da Nissan no Brasil.
Estratégia de Dupla Oferta no Segmento
Um aspecto interessante da estratégia da Nissan para o mercado brasileiro é a decisão de manter a primeira geração do Kicks em produção, mesmo após o lançamento da nova versão. O modelo atual, lançado em 2016, continuará sendo fabricado por mais alguns anos.
Esta abordagem permitirá à Nissan oferecer dois SUVs fabricados no país, ampliando suas opções no segmento e atendendo a diferentes perfis de consumidores e faixas de preço.
Por falar em preços, a marca ainda não divulgou os valores do novo Kicks, mas estima-se que o novo SUV custará entre R$ 150 mil e R$ 180 mil.
Veja também:
- Linha 2026 da Volkswagen Chega Mais Equipada
- Neta Mantém Planos para o Brasil Apesar de Crise na China
- Ferrari foi a Montadora Mais Lucrativa de 2024