Ferrari foi a Montadora Mais Lucrativa de 2024

O ano de 2024 foi marcado por transformações significativas no setor automotivo global. Neste cenário, a análise dos resultados financeiros de 2024 revela contrastes surpreendentes entre os fabricantes de veículos. Enquanto alguns conseguiram aumentar suas margens mesmo em um cenário desafiador, outros enfrentaram quedas expressivas em sua lucratividade. A Ferrari destacou-se com margem operacional impressionante, enquanto grupos de volume como Stellantis e fabricantes como a Great Wall Motors (GWM) apresentaram resultados decepcionantes.
10 Marcas Mais Lucrativas em 2024
Posição | Fabricante | Margem Operacional |
1 | Ferrari | 28,15% |
2 | Porsche | 14,06% |
3 | Suzuki | 10,30% |
4 | Toyota | 10,25% |
5 | Subaru | 9,83% |
6 | Hyundai-Kia | 9,52% |
7 | Mercedes-Benz | 9,34% |
8 | Grupo BMW | 8,08% |
9 | Isuzu | 7,25% |
10 | Tesla | 7,24% |
Ferrari Mantém Liderança com Margens Recordes
A fabricante italiana de supercarros continua dominando o ranking de lucratividade, alcançando uma margem operacional de 28,15% em 2024. Em termos práticos, isso significa que a empresa ganhou em média 136.671 euros por veículo entregue, representando um aumento de 16% em comparação com os 117.927 euros registrados em 2023.
O desempenho excepcional da Ferrari pode ser atribuído em parte ao sucesso do SUV Purosangue, que ajudou a impulsionar os resultados financeiros em um período em que o setor globalmente enfrentou dificuldades. Esta capacidade de transformar mais de um quarto do valor de cada veículo em lucro operacional reafirma o modelo de negócios único da marca italiana, que consegue combinar exclusividade, desejo e margens elevadas.
Destaques Entre Fabricantes de Volume
Entre as marcas de volume, a Suzuki apresentou o desempenho mais notável, com uma margem operacional de 10,30% – um aumento significativo em relação aos 8,48% registrados em 2023. Este resultado coloca a fabricante japonesa na terceira posição do ranking geral, atrás apenas da Ferrari e da Porsche (14,06%), demonstrando que é possível alcançar boa lucratividade mesmo sem focar em veículos de luxo.
O grupo Toyota também manteve forte presença no ranking, com uma margem de 10,25%, seguido pela Subaru (9,83%) e pelo grupo Hyundai-Kia (9,52%), que se destacaram por sua eficiência operacional mesmo atendendo primariamente ao mercado de massa.
A lista dos dez fabricantes mais lucrativos é completada por Mercedes-Benz (9,34%), BMW (8,08%), Isuzu (7,25%) e Tesla (7,24%), mostrando uma predominância das marcas asiáticas e alemãs entre as mais eficientes do ponto de vista financeiro.
10 Marcas Menos Lucrativas em 2024
Posição | Fabricante | Margem Operacional |
1 | Great Wall | 0,87% |
2 | Nissan | 1,22% |
3 | Stellantis | 2,35% |
4 | Grupo Tata | 2,40% |
5 | Ford | 2,82% |
6 | Mazda | 4,01% |
7 | Renault | 4,58% |
8 | Li Auto | 4,86% |
9 | Mitsubishi | 4,99% |
10 | Geely | 5,58% |
Stellantis e GWM Entre os Menos Rentáveis
No extremo oposto do espectro, a Great Wall Motors (GWM) apresentou os resultados mais preocupantes, com margem operacional de apenas 0,87%, o que representa um lucro médio de apenas 188 euros por veículo comercializado.
Ainda mais alarmante foi a queda vertiginosa do grupo Stellantis, que viu sua margem operacional despencar de 11,81% em 2023 para apenas 2,35% em 2024. Esta redução de 82% no lucro por unidade – que caiu para apenas 656 euros por veículo entregue – coloca o conglomerado entre os piores desempenhos do ano entre os 30 fabricantes analisados.
Outros fabricantes que enfrentaram dificuldades para gerar lucros significativos incluem a Nissan (1,22%), o Grupo Tata (2,40%), a Ford (2,82%), a Mazda (4,01%), a Renault (4,58%), a Li Auto (4,86%), a Mitsubishi (4,99%) e a Geely (5,58%).
10 Maiores Montadoras por Receita em 2024
Posição | Fabricante | Receita (euros) |
1 | Grupo Volkswagen | 324.656.000.000 |
2 | Toyota | 286.111.680.921 |
3 | Hyundai-Kia | 184.791.690.858 |
4 | GM | 180.130.824.790 |
5 | Ford | 177.776.387.040 |
6 | Stellantis | 156.878.000.000 |
7 | Mercedes-Benz | 145.594.000.000 |
8 | Grupo BMW | 142.380.000.000 |
9 | Honda | 133.170.923.539 |
10 | BYD | 102.310.200.815 |
Panorama do Mercado Global em 2024
O setor automotivo global comercializou aproximadamente 73 milhões de unidades em 2024, gerando uma receita total de 2,38 trilhões de euros, o que representa uma média de 32.548 euros por unidade vendida. Apesar de ter entregue cerca de 50.000 veículos a menos que no ano anterior, o setor conseguiu aumentar sua receita total em 2,4%, um resultado que pode ser atribuído à combinação de flutuações nas taxas de câmbio e preços mais elevados dos veículos.
Em termos de receita absoluta, o Grupo Volkswagen lidera com 324,6 bilhões de euros, seguido pela Toyota (286,1 bilhões), Hyundai-Kia (184,7 bilhões), GM (180,1 bilhões) e Ford (177,7 bilhões). O grupo Stellantis aparece em sexto lugar (156,8 bilhões), seguido por Mercedes-Benz (145,5 bilhões), BMW (142,3 bilhões), Honda (133,1 bilhões) e BYD (102,3 bilhões).
A presença da fabricante chinesa BYD entre as dez maiores em receita total sinaliza o crescimento constante das marcas asiáticas, que vêm gradualmente transferindo o eixo de produção e vendas da Europa e Estados Unidos para a Ásia, especialmente a China.
Tendências e Perspectivas
Os resultados de 2024 evidenciam uma transformação em curso na indústria automotiva, com fabricantes tradicionais enfrentando desafios de lucratividade enquanto marcas específicas conseguem manter ou até aumentar suas margens. A capacidade de adaptação às novas demandas dos consumidores, a gestão eficiente de custos e a estratégia de posicionamento de produtos aparecem como fatores decisivos para determinar o sucesso financeiro no setor.
Para os próximos anos, a expectativa é que esta disparidade de resultados continue, com as marcas premium e aquelas com estratégias bem definidas mantendo sua vantagem competitiva, enquanto os fabricantes que não conseguirem equilibrar custos, inovação e valor percebido continuarão a enfrentar pressões em suas margens.
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