LANÇAMENTO – Jaguar XE, um sedã nervoso

LANÇAMENTO – Jaguar XE, um sedã nervoso

Você é um daqueles que precisa, ou gosta, de um sedã quatro portas, mas não dispensa o temperamento esportivo? Uma boa pedida é o Jaguar XE, o modelo de entrada da marca que chegará em outubro. As concessionárias, porém, já estão aceitando encomendas.

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Segundo a fábrica, o XE é o mais compacto e leve sedã já produzido pela Jaguar além de, com um Cx de 0.26, também ser o mais aerodinâmico. Vem para disputar o segmento com BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 e A5. Ah, e se o patrão é indiano (a Jaguar é controlada pelo grupo Tata Motors) não se preocupe, ele continua sendo fabricado na Inglaterra com todo o requinte da tradicional marca.

Serão duas versões disponíveis, uma com motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha que entrega 240 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque e faz o XE acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A outra, com um V6 de 3.0 litros com compressor que fornece 340 cavalos e 45,9 kgfm (o mesmo usado no superesportivo F-Type) que fazem o XE arrancar da imobilidade aos 100 por hora em apenas 5,1 segundos. A velocidade máxima de ambos, por causa do corte eletrônico, é de 250 km/h e são equipados com câmbio automático ZF de 8 velocidades com possibilidade de trocas sequenciais por meio de aletas atrás do volante. A tração é nas rodas traseiras e a carroceria é construída com 75% de sua estrutura em alumínio para garantir a leveza do conjunto.

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A versão 2.0 tem três tipos de acabamento:

XE 2.0 Si4 Pure – R$ 169.900

É a versão de entrada. Vem com acabamento em couro; sistema multimídia com tela de 8 polegadas; sistema start/stop; faróis de Xenon; sistema de vetorização de torque; Jaguar Drive Control que permite quatro modos de condução Eco, Normal, Inverno e Dinâmico; GPS; e sensor de estacionamento traseiro.

 XE 2.0 Si4 Pure Tech – R$ 177.000

Vem com os mesmos itens de série, mais teto solar elétrico, câmera traseira e sensor de chuva para acionar os limpadores de parabrisa automaticamente.

 XE 2.0 R-Sport – R$ 199.900

Essa é indicada para quem curte um clima ainda mais esportivo. Externamente se diferencia por minissaias laterais, para-choque dianteiro e traseiro mais esportivo, aerofólio traseiro, bancos revestidos em couro com opções bicolores, som com 11 alto-falantes, volante ajustável eletricamente, faróis de Xenon adaptativos, rodas de aro 18 (na cor preta ou prata) e, na mecânica, a suspensão é mais firme para permitir um desempenho mais dinâmico.

XE S – R$ 299.000

É o mais esportivo de todos. Não só pelo motor, mas também pelo sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e que permitem ser configurados de acordo com a preferência do motorista. No interior tem detalhes em fibra de carbono e um inédito Head-Up display com tecnologia a laser para maior definição das informações projetadas no parabrisa. Externamente se diferencia pelo pára-choque dianteiro exclusivo com entradas de ar maiores, rodas de aro 19 e pinças de freio na cor vermelha. Além disso, vem equipado com sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.

A Jaguar não confirma, mas é bem possível que o XE seja o segundo modelo a ser produzido no Brasil pelo grupo Jaguar Land Rover, ao lado do Discovery Sport, que tem previsão para sair da futura fábrica em Itatiaia (RJ) em 2016. E com isso, a chance de ficar mais barato. Tomara!

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Ficha Técnica Jaguar XE

 

Fotos: Divulgação Jaguar

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br