ID Buzz: a neta elétrica da Kombi

ID Buzz: a neta elétrica da Kombi

A Volkswagen acaba de apresentar a versão final do ID Buzz. Trata-se da neta elétrica da Kombi. O utilitário será vendido em duas configurações: van e furgão.

E nos dois casos trata-se de um carrinho charmoso, com linhas que remetem à primeira geração do comercial leve, conhecido na Europa como T1. Por aqui, a gente chama carinhosamente de corujinha.

No entanto, ao mesmo tempo que o ID Buzz tem elementos retirados do passado, o modelo também mantém identidade com a família de elétricos ID, que conta com outros três modelos.

ID Buzz

Segundo a VW, o ID Buzz foi desenvolvido para ser um veículo de passageiros, mas para um foco familiar. Ao contrário da finada Kombi, que poderia levar até 12 ocupantes, sua neta elétrica leva apenas cinco, como em um carro convencional.

“O ID. Buzz traz muita simpatia e proximidade às pessoas de volta à estrada. É um veículo atemporal”, afirma o designer-chefe do projeto, Jozef Kaba.

Interior do ID Buzz

Por dentro o ID Buzz tem arquitetura de uma minivan padrão. Aliás, se por aqui a Kombi parou na geração T2, de 1967, na Europa ela vem evoluindo ao longo dos anos e o modelo elétrico apenas deu sequência no processo.

Tal como os demais modelos da linha ID, a nova Kombi conta com quadro de instrumentos digital. Ela também oferece multimídia flutuante, com diversas funcionalidades, além de climatização eletrônica e assistentes de condução.

Seu acabamento, dependendo da versão, pode combinar as cores da carroceria, com uma proposta descontraída, que busca aquela energia das kombis ripongas dos anos 1960. O acesso aos bancos traseiros é feito por portas deslizantes, para facilitar o embarque.

O ID Buzz ainda conta com uma versão de furgão, batizada de Cargo, que remove as janelas e assoalho plano para acomodação de carga.

Motorização

E por falar em energia, o ID Buzz é equipado com motor de 150 kW, que corresponde a 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Ou seja, ele tem cavalaria semelhante ao motor 2.0 TSI, com a vantagem de ter toda a oferta de torque em tempo integral.

Ele é alimentado por um pacote de baterias de 77 kWh. Em pontos de recarga de alta potência, de 170 kW, é possível recuperar 80% dos 600 km de autonomia em 30 minutos.

Mas sua chegada ao mercado não será imediata. Fabricado em Hanover, suas vendas terão início no segundo semestre, no mercado europeu.

Em seguida terá início suas vendas nos mercados norte-americano e canadense. Por aqui, a Kombi elétrica ainda é um sonho de futuro distante.

 


Fotos: VW/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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